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Espetáculo com direção de Stella Miranda estreia hoje no Galpão Aplauso

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Uma provocação iniciou a pesquisa. Como contar, através de um show, a sinergia entre os movimentos musicais populares nas culturas do Brasil e dos Estados Unidos? E a pesquisa gerou um debate: o que temos em comum com eles e o que nos diferencia.

O resultado você verá a partir de 26 de julho, quando o Galpão Aplauso estreia a temporada de ‘Um Único Grito’ – e muitos cantos, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Com supervisão artística de Stella Miranda, direção musical de Eder Targino, e de movimento de Eduardo Gomes, a criação e a concepção do espetáculo foram feitas coletivamente, com participação ativa dos jovens que integram a Companhia de Arte do Galpão Aplauso. O patrocínio é da Petrobras e da Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Lei de Incentivo.

Ivonette Albuquerque, idealizadora do Galpão Aplauso, que há 13 anos atende adolescentes e jovens em risco social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, explica a escolha do tema.

“Nesse período, tendo mais de 11 mil meninos e meninas que passaram por aqui, observamos uma mudança no perfil musical consumido por eles. Inicialmente, o samba e o pagode eram as referências mais constantes. Hoje, eles se expressam mais com o pop, o rock e o funk. Sendo assim, resolvemos fazer essa conexão ampla e contar a história da evolução da música popular. Sem rigor cronológico nem qualquer intenção de sermos didáticos, mas com uma linha condutora principal: o grito que permanece. Os cantos se transformam ao longo das épocas, mas a música e a arte deram voz às gerações que lutaram por seu reconhecimento e espaço na sociedade. Exatamente como esses jovens”, conta Ivonette.

O Consulado Americano no Rio de Janeiro teve papel importante nesse processo, tendo proporcionado aos jovens do Galpão Aplauso um intercâmbio cultural e profissional por meio de wokshops com DJ, MC, Beatmaker e Dança ao lado de artistas e educadores norte-americanos de referência no movimento Hip Hop.

Para o diretor musical Eder Targino, o processo criativo foi enriquecedor e transformador para todos.

“A maioria dos jovens não conhecia as referências que trouxemos inicialmente, como as origens históricas do blues, do jazz, do samba e do choro. Fomos apresentando, contando e cantando, e eles logo passaram a trazer novas referências. Com isso, criamos pontes entre os cenários para a existência de cada um desses ritmos musicais negros. Por exemplo, a forma como a polícia reprimia os clubes clandestinos de jazz nova-iorquinos, entre as décadas de 1920 e 1950, e a repressão sofrida pelos primeiros núcleos de samba no Rio de Janeiro, no início do século XX. O clássico “Pelo telefone”, de Donga, primeiro samba gravado no Brasil, em 1916, faz a transição entre esses dois cenários: o ambiente marginal do jazz e do blues, com gângsteres e mafiosos, e o ambiente marginal do samba com a figura, hoje romântica, do malandro”, explica Targino.

SERVIÇO
‘Um Único Grito’ – e muitos cantos – Galpão Aplauso
Temporada: de 26 de julho a 05 de agosto – Quarta a sábado
Hora: 18h30
Local: Galpão Aplauso (Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo)
Entrada gratuita
(VLT em frente, com a opção de estacionamento no local)

Foto : Mauricio Bazilio

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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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