- Publicidade -

Gomalina Clube homenageia Noel Rosa, no Imperator

Publicado em:

O Gomalina Clube nasceu da ideia de homenagear a música, reverenciar nossos grandes compositores e contemplar os movimentos musicais que serviram de alicerce para o que escutamos hoje. Um resgate dos múltiplos elementos que construíram uma música tão plural e democrática que se faz respeitada e admirada em todo mundo.

O primeiro homenageado é o grande compositor da Música Popular Brasileira, Noel Rosa, que apesar de ter vivido apenas 26 anos, sendo sete deles dedicados a composição de mais de 250 canções, se figura como um dos mais importantes compositores de nosso país.

Noel era diferenciado, um cronista do cotidiano, que contava em suas canções um Brasil menino, recém republicano. De vida boêmia e desregrada, compôs com tanta veemência que ainda hoje há canções que são praticamente inéditas. Fundamentado nisso, o projeto busca, através de uma pesquisa minuciosa em sua obra, levar ao público essas relíquias desconhecidas, além dos eternos sambas já consagrados. O cantor do grupo, Renato Badeco, resume: “Noel foi um carioca de classe média que transitou por todo o Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30. Cantou as esquinas, os bares, os becos, as mulheres, a urbes, a política, o amor, o machismo, o carnaval, o morro, os cabarés e a morte… Noel suscitou um modo novo de compor, aliando melodias geniais à poemas muito bem elaborados”.

O grupo de Cadu Pacheco, Renato Badeco e Rafael Tavares, convidou a diretora Duda Maia para dar vida ao show em homenagem ao compositor, marcado para 03 de agosto, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, com apresentação única, às 16h. A novidade deste show é a apresentação de algumas músicas desconhecidas de Noel (Não resta a menor dúvida e Absurdo), e nova roupagem de algumas composições (Fita Amarela e Pra que mentir?).

“Cantar Noel é contar a história do Rio de Janeiro em rimas primorosas”,
Cadu Pacheco – Músico e Arranjador do grupo.

O show começou a ser idealizado há dois anos pelos três músicos e amigos, e que à três formaram o grupo Gomalina Clube. “O grupo foi criado inicialmente para homenagear Noel Rosa, um desejo antigo do Renato, especialmente. Embarcamos nessa por que nos pareceu uma boa ideia para estarmos juntos, fazer música e desenvolver um trabalho bonito, feito no capricho”, revela (Rafael Tavares).

Com iluminação de Renato Machado, figurinos de Hugo Leão, show tem a proposta resgatar a obra e, sem dúvida, resgatar um pedaço da história da música brasileira. Mas a pergunta do grupo e da diretora Duda Maia é: Quem seria Noel em 2017?

SERVIÇO:
Gomalina Clube homenageia Noel Rosa
Data: de 03 de agosto de 2017
Horários: quinta, às 16h
Ingresso: R$ 40,00 – inteira / R$ 20,00 – estudantes, professores da rede pública, sênior acima de 60 anos
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira ( Rua Dias da Cruz, 170 – Méier)
Duração: 50min
Capacidade: 642 lugares
Classificação indicativa: livre
http://www.imperator.art.br/
Acesso para portadores de necessidades especiais

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -