- Publicidade -

“Perspectivas” é exibido no programa educativo “Eu, você e o MAM”

Publicado em:

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta o espetáculo “Perspectivas”, a segunda edição do projeto internacional Momentos Rio, que mistura performance, dança e teatro e celebra os 25 anos de atividades na Alemanha do coreógrafo carioca Vinicius. Radicado desde 1992 na Alemanha, Vinicius tem longa trajetória de trabalhos de dança em escolas, universidades, teatros, entre outros. A partir da Alemanha, atua também em outros países europeus. A realização no MAM de “Perspectivas” é uma iniciativa de seu programa educativo “Eu, você e o MAM”, que tem curadoria do artista Luiz Pizarro.

Neste espetáculo, o tema é a própria história de vida entre dois continentes separados pelo o Oceano Atlântico, criando um espaço para novas percepções de experiências geográficas, e em parte autobiográficas, integrado ao MAM e à exposição “A Outra Margem”, uma videoinstalação do artista sueco Mats Hjelm (1959, Estocolmo), que propõe uma reflexão sobre o Atlântico como lugar de passagem, e suas histórias de diáspora e colonização.

O projeto “Momentos” foi idealizado pelo diretor artístico e coreógrafo Vinicius, e teve sua estreia no verão de 2011, em Viena. Com o seu sucesso, o projeto foi realizado em 2013 em Innsbruck, também na Áustria. Em 2015, “Momentos” foi implantado pela primeira vez no Brasil, em cooperação com o Centro Coreográfico da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o nome “Um rio de sonhos”. Após o espetáculo no MAM Rio, será realizado em agosto próximo o Momentos Curitiba, em parceria com a 1+1 Cia de Dança.

Momentos é um projeto de dança-teatro, em que a performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos, estão em foco. O processo de laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e sua transformação em dança é essencial para sua realização. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro. Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado em um produto final deste laboratório para uma performance de palco.

Momentos mantém o caráter de um “work in progress”, apesar do alto nível de profissionalismo, pois “as verdades da vida são momentos em eternas mudanças”, diz Vinicius. Outro aspecto significativo do projeto é a cooperação com outras formas de arte. O encontro com estudantes de música que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e sua participação, assim como estudantes de cinema e fotografia, tanto no registro de todo o processo do projeto de dança, o que permite uma intensa troca artística nos diferente níveis sobre o tema abordado.

Serviço:
“Perspectivas” – Projeto internacional Momentos Rio
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – 2° andar (Av. Infante Dom Henrique, 85)
Data: 30 de julho de 2017, às 16h
Entrada gratuita
[Distribuição de senhas 30 minutos antes]
Realização: MAM Rio

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -