- Publicidade -

Marcela Fernandes de Carvalho lança livro sobre Lampião na Livraria Argumento

Publicado em:

Antes de dormir, a menina pede uma “história de verdade”. A mãe, então, recorre a uma história que começa na árvore genealógica da família, vai seguindo rumo ao sertão do Brasil, vira versos e cantoria e chega até Lampião, o célebre e temido cangaceiro. Naquele ano de 1927, todo mundo tinha medo do Rei do Cangaço. Mas o povo de Mossoró, no Rio Grande do Norte, não se deixou intimidar, e enxotou o bando de cangaceiros com ousadia e manemolência.

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi um personagem muito cantado pelos poetas sertanejos. Marcela Fernandes de Carvalho, autora deste livro, leu muitas histórias de cordel, pesquisou em fontes históricas e recorreu às memórias de família para recriar, com graça e traços de bordado, a aventura do cangaceiro naquela cidade potiguar, onde os homens se muniram de muita determinação para defender seu espaço. Como a própria autora define, Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró conta “uma história sobre luta, coragem, resistência”. Uma narrativa sobre homens determinados e destemidos, sobre o sertão e a caatinga, sobre famílias e sobre passado, presente e futuro.

Para recuperar esse episódio um tanto esquecido de nossa história, Marcela bordou desenhos ao mesmo tempo delicados e vigorosos. Imagens que, feitas à mão, são elas próprias atos de resistência: um elogio ao tempo dedicado ao traçado das histórias, às canções de ninar, aos encontros e às famílias, à alegria dos cordéis e ao enlace precioso entre passado e futuro. Porque, com seus versos, bordados e histórias, Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró! é, sobretudo, um divertido e fascinante convite à arte de resistir.

Título: Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró!
Escrita Fina Edições
Escritora: Marcela Fernandes de Carvalho
Páginas: 88
Dimensões: 22,5 x 27,5 cm
ISBN: 978-85-5909-003-1
Preço: R$ 49,90

Serviço:
Lançamento do livro Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró!
Data: 06 de agosto (domingo)
Horário: às 16 horas
Local: Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon – Rio de Janeiro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -