- Publicidade -

Matt Reeves encerra trilogia de Cesar com brilhantismo e filosofia

Publicado em:

Caro amigo leitor pense em uma trilogia recente onde seus três filmes são muito acima da media, isso com certeza não é uma das tarefas mais fáceis, mas sem dúvida nenhuma a saga do macaco César iniciada em 2011 e finalizada nesse terceiro filme, consegue de maneira espetacular preencher essa pergunta. Quer saber os motivos? Vamos analisar juntos.

Nesse terceiro filme, César está recluso na selva com todo o grupo de macacos e se estabelece como um deus protetor para sua raça e uma lenda temida para os humanos. Sua postura bem mais madura segue em busca incessante pela paz entre os símios e humanos, dado que a terra virou pontos de milícias e a população se resume a pequenos grupos na tentativa de eliminar a raça que virou dominante. Porém, tudo muda quando seu filho mais velho e sua mulher são mortos em meio a tantas emboscadas por um grupo de militares, liderados pelo “O Coronel” (Harrelson), a partir daí todo sentimento de rancor, raiva e vingança vem à tona e faz César partir para o ataque e confrontar seus piores pesadelos.

Um aviso importante para o caro amigo leitor, quem vê o trailer desse filme e acha que será o mais violento, e que terá as maiores cenas de ação e que a guerra dita no titulo se consolidará em proporções nunca antes vistas. Só que não, e é ai que reside à genialidade do diretor Matt Reeves, ele tinha o caminho mais obvio que é o que o trailer vende, e com certeza cairia no lugar comum, já que em Planeta dos Macacos O Confronto, essa narrativa já foi usada. Dito isso, se prepare para a guerra psicológica, onde os conflitos internos falarão mais alto e suas consequências serão impactantes para o destino dos personagens.

Matt Reeves faz aqui o filme mais lento da franquia, e o mais elegante em termos técnicos, usando e abusando de panorâmicas, Travellings, Plongée, Contra Plongée, tudo usado no tempo correto, com total domínio da misancene, do tempo e espaço. Aqui o espectador contempla o cenário, conseguimos sentir o cheiro da mata, o frio da neve e principalmente, você se importa com todos os personagens, isso é muito importante para que você compre as motivações de todos os lados da historia ( viu Michael Bay, é assim que se faz ). Outro ponto de acerto do diretor é como os filmes se ligam em sua cinematografia e reflete muito o conflito interno que César vive, enquanto o primeiro se passa em dias ensolarados, o segundo em um tom cinzento, chuvoso e culminando nesse terceiro na neve.

Toda essa narrativa usada por Reeves culmina em um impacto visual brilhante, com certeza César existe e ganha vida pelas mãos do genial Andy Serkis, que já mostrou toda sua versatilidade e habilidade artística em capturas de movimentos, fazendo trabalhos incríveis como Gollum, King Kong, mas é aqui, nesse terceiro filme que a academia terá que dar um jeito de premia-lo de alguma forma, é simplesmente absurda sua atuação, e o que falar dos efeitos visuais, nunca falei isso com tanta veemência, mas o que vemos nesse longa é a perfeição, 70% da projeção são com macacos criados em computador e você se emociona, chora, vibra, torce por todos. Do olhar verdadeiro, a sincronia dos lábios, as expressões faciais, tudo é perfeito.

Finalizando as atuações, temos um Woody Harrelson como um antagonista sensacional (é muito bom ter ele de volta). Aqui temos todas as motivações e conflitos que o fizeram a ter a postura que adotou, um personagem de múltiplas camadas e com certeza se estivéssemos no lugar dele provavelmente faríamos a mesma coisa, palmas mais uma vez para Matt Reeves.

Enfim, Planeta dos Macacos a Guerra é o melhor filme da trilogia, onde temos a luta pela alma do César em toda essência da palavra, um filme absolutamente impactante, além de prestar uma belíssima homenagem ao filme original de 1968,com nomes e referências diretas, e também a Apocalipse Now. Um filme de resgate em uma luta incessante pela paz em todos os aspectos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -