- Publicidade -

Um brinde ao Dia Internacional da Cerveja by Samuel Hoshino

Publicado em:

Toda primeira sexta-feira de agosto comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA. Neste ano, a data será celebrada nesta sexta, dia 04. Para explicar melhor os detalhes sobre a qualidade dos rótulos especiais da HEINEKEN, listamos algumas dicas e harmonizações para os nossos consumidores. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o setor cervejeiro no país movimenta cerca de 50 fábricas, que contribui em 1,6% do PIB nacional e tem faturamento de R$70 bilhões por ano. Ainda segundo a CervBrasil, a ingestão da bebida é de 66,9 litros por pessoa durante um ano, ocupando a 27ª posição mundial em 2014. Não é para menos que, segundo dados do Ibope, a cerveja foi eleita como ‘a cara do brasileiro’.

Mas você sabe a origem dessa data? Esse dia começou com uma brincadeira entre amigos em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, EUA. O americano Jesse Avshalomov, um apaixonado por cerveja, contou sua ideia de ter um dia inteiro dedicado a amada bebida e junto com três amigos, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, conseguiram convencer o dono do bar preferido deles a fazer uma festa com esse tema. A celebração cresceu e ganhou o mundo. Já foram realizadas mais de 350 comemorações oficiais, em 50 países inclusive no Brasil, que ocupa a 3ª posição na lista de maiores produtores de cerveja do mundo cerveja em 2015, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

O beer sommelier da Eisenbahn, Samuel Hoshino, fez uma seleção de estilos da Eisenbahn, uma cerveja brasileira premiada mundialmente, para a harmonização de quitutes que não podem faltar na mesa de todo brasileiro:

Churrasco – Com papel importante na formação da identidade cultural gaúcha, o churrasco é uma das maiores tradições da região Sul que ganhou todo o país. Com origem em terras remotas dos pampas, a carne na brasa ao estilo do Rio Grande do Sul ganhou o resto do país e também é muito consumida nos demais Estados.

Segundo Samuel Hoshino, em geral, carnes vermelhas combinam com cervejas que contém maltes caramelizados. As Eisenbahn Dunkel, Eisenbahn Pale Ale e Eisenbahn 5 anos são estilos e opções que harmonizam com churrasco.

Harmonização com Eisenbahn Dunkel: Seguindo a Lei Alemã da Pureza, a Eisenbahn Dunkel não é escurecida com caramelo ou corantes. Sua cor é proveniente do malte de cevada torrado, o que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café. Copo indicado: Munich Tulip.

Tipo: Dunkel
Família: Lager
Grau alcoólico: 4,8%
Tipos de malte: 5
Temperatura Ideal: 4 – 6 °C
Versão: 355 ml
Feijoada e caldinho de feijão

Feijoada – Prato tradicional da culinária brasileira, a feijoada tem o feijão como ingrediente básico de seu preparo, assim como carnes de boi, de porco e temperos diversos. Na Bahia, é consumida em casa, em restaurantes e em buffets de festas as mais diversas. O caldinho de feijão é preparado à base de feijão cozido e temperos diversos.

Harmonização com Eisenbahn Dunkel: Seguindo a Lei Alemã da Pureza, a Eisenbahn Dunkel não é escurecida com caramelo ou corantes. Sua cor é proveniente do malte de cevada torrado, o que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café.

Família: Lager
Grau alcoólico: 4,8%
Tipos de malte: 5
Temperatura Ideal: 4 – 6 °C
Versão: 355 ml
Arrumadinho e escondidinho de charque

Dois pratos tipicamente pernambucanos, harmonizam muito bem com a Eisenbahn Pale Ale, que é uma cerveja de alta fermentação; coloração âmbar, por conta do malte tostado em sua formulação; ótima formação e retenção de espuma, sabor vigoroso e marcante.
Eisenbahn Pale Ale – características:

Tipo: Pale Ale
Família: Ale
Grau alcoólico: 4,8%
Tipos de malte: 3
Temperatura Ideal: 4 – 6 °C
Versão: 355 ml

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -