- Publicidade -

ERNESTO NETO APRESENTA SUA VISÃO DA ARTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em:

Um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros, Ernesto Neto, terá um público diferente do que está habituado no próximo dia 7 de outubro (sábado), às 11h, quando fará uma palestra sobre história da arte para crianças e adolescentes na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O escultor, artista multimídia, fotógrafo e cenógrafo é o próximo convidado do ciclo de palestras Aventuras do Pensamento, projeto pioneiro no Brasil que leva, gratuitamente, intelectuais para conversar de igual para igual com o público infantojuvenil.

Em uma abordagem bastante pessoal, A história da arte no Brasil através do meu coração foi o tema escolhido pelo artista para sua conferência. “Pretendo conversar sobre o Brasil e sua história através das obras e movimentos artísticos que tocaram o meu caminhar, dos mais íntimos aos periféricos, do começo do século 20 até os dias de hoje”, explica Ernesto.

O encontro é o penúltimo da segunda edição do Aventuras do Pensamento. A dinâmica dos debates se divide em duas partes: primeiro, os especialistas convidados fazem uma palestra de cerca de 50 minutos, apresentando a questão. Em seguida, crianças e adolescentes assumem o microfone, para perguntarem o que bem quiserem.

“Esta é, sem dúvida alguma, a parte mais interessante do evento, e é quando sabemos se o encontro foi ou não bem sucedido”, diz André Duchiade, um dos curadores. “Perguntaram a Eduardo Viveiros de Castro, por exemplo, quais eram os índios preferidos dele e ele respondeu. Do mesmo modo, uma criança pediu o microfone para dizer a Luiz Eduardo Soares que discordava de sua apresentação sobre sociologia da violência, e que, contra a má índole de algumas pessoas, não há nada que possa ser feito. São comentários que nenhum adulto faria”, acrescenta.

Em novembro, a pesquisadora, ex-secretária de direitos humanos e cidadania de São Paulo e ativista Djamila Ribeiro encerra esta edição do Aventuras do Pensamento com palestra intitulada A importância da quebra do silêncio.

Programação:
7 de outubro (sábado)
11h – A história da arte no Brasil através do meu coração – Ernesto Neto, artista plástico

4 de novembro (sábado)
11h – A importância da quebra do silêncio – Djamila Ribeiro, pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp e feminista

Mais informações:  www.aventurasdopensamento.com.br

Serviço:
Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento
A história da arte no Brasil através do meu coração, com Ernesto Neto
Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada palestra)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão ao vivo no Cinema 2)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 7 de outubro de 2017 (sábado)
Horário: 11h
Duração: 1h30min
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Livre (Projeto voltado ao público infantojuvenil, com temas e linguagem adaptados para essa faixa etária)
Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -