- Publicidade -

Festival Internacional Pequeno Cineasta chega à sua 7ª edição

Publicado em:

Com entrada gratuita, evento idealizado e dirigido por Daniela Gracindo conta com quatro mostra competitivas e quatro mostras paralelas exibidas no CCBB, Instituto Cervantes, Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e Arena Dicró. A abertura será no Dia das Crianças com exibição especial de ‘Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme’.

O Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) chega à sua sétima edição no Rio de Janeiro e acontecerá de 12 a 29 de outubro. Os espectadores terão a oportunidade de conferir como as crianças e jovens entre 8 e 17 anos transformam em arte sua percepção sobre o mundo atual. Serão realizadas oito mostras no total (quatro competitivas e quatro paralelas) com curtas-metragens de 1 a 10 minutos de duração de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. O festival ocorrerá simultaneamente no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Centro), Instituto Cervantes (Botafogo), Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e Arena Dicró, na Penha, com patrocínio do Banco do Brasil, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Sá Pereira, Tecnisan e GPC Engenharia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. No dia 11, haverá uma cerimônia de abertura para convidados, no Instituto Cervantes, com a participação da atriz Tamara Taxman (do longa Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme) e de Guigo Guimas (Pequeno Cineasta de 11 anos).

Ao todo, 78 curtas-metragens serão exibidos durante o festival. A abertura da programação, no Dia das Crianças, contará com a exibição especial do longa Detetives do Prédio Azul (D.P.A) – O filme no CCBB. Este ano também será oferecida a Oficina Claquete com a diretora Daniela Gracindo e workshops de educação ambiental e para educadores (mais informações abaixo). Para as mostras em competição, foram inscritos 180 filmes de temática livre, dos quais 35 foram selecionados. Com o objetivo de contemplar uma produção audiovisual diversificada, a curadoria selecionou obras de sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 13 países (Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Taiwan). “Este ano, percebemos uma série de trabalhos abordando, com olhar crítico, o uso da tecnologia, internet e redes sociais”, observa a diretora.

Esses filmes serão avaliados por um júri oficial composto por 20 crianças e jovens com idade entre 8 e 17 anos, que já tenham a experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional. São quatro categorias no total, todas com dois vencedores cada (um selecionado pelo júri oficial e outro pelo júri popular): Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos); Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 12 anos); e Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por jovens (13 a 17 anos). Os prêmios para os vencedores incluem o Troféu Pequeno Cineasta e claquetes profissionais Kodak.

Mostras não competitivas

— “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”: apresenta ao grande público os trabalhos realizados por alunos da oficina homônima que Daniela ministra desde 2010. Foi por conta do sucesso das aulas que a produtora resolveu criar o festival com o objetivo de não só criar um intercâmbio entre as culturas, mas como também de dar visibilidade aos projetos finais criados por seus alunos.

— “Mostra “Sustente Sua História”: composta por uma seleção de filmes que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente, criada em parceria com o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio.

— “Mostra Especial Taller Telekids”: Todos os anos, o festival organiza uma mostra especial de filmes e uma videoconferência com um país convidado. Este ano, a participante é a Oficina de Cinema de Sevilha, Taller Telekids, que selecionou os melhores curtas realizados por seus alunos e pequenos cineastas da Espanha para esta mostra especial. Liderado por Jacqueline Sánchez Carrero e Antonio A. Martínez López, este projeto foi iniciado há mais de 20 anos e nasceu com a vocação de apresentar às crianças o mundo do cinema e da televisão de uma perspectiva educacional, construtiva e crítica.

— “Mostra Projeto Cinema”: Pela primeira vez no festival, esta mostra tem o objetivo de destacar instituições que apresentam um trabalho consistente voltado ao ensino da linguagem audiovisual para crianças e jovens. Este ano, iremos conferir os melhores filmes realizados dentro do projeto “Curtas da Sá Pereira”, que tem o objetivo de aproximar os alunos da história do cinema e das etapas necessárias para a realização de uma produção autoral e autônoma.

Programação
Dia 13 outubro de 2017 – Sexta-Feira
15:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 14 outubro de 2017 – Sábado
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
17:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
18:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 15 outubro de 2017 Domingo
15:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)

Dia 20 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
13:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
14:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 21 de outubro de 2017 – Sábado
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 22 de outubro de 2017 – Domingo
14:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
15:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
16:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
17:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem
18:30 – Mostra Projeto Cinema (não competitiva)

Dia 27 de outubro de 2017 – Sexta-Feira
10:00 – Mostra Competitiva Internacional Criança
11:00 – Mostra Competitiva Nacional Criança
13:00 – Mostra Competitiva Internacional Jovem
14:00 – Mostra Competitiva Nacional Jovem

Dia 28 de outubro de 2017 – Sábado
14:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva e com audiodescrição)
15:00 – Mostra Oficina Pequeno Cineasta (não competitiva)
16:00 – Mostra Sustente Sua História (não competitiva)
17:00 – Mostra Especial Taller Telekids (não competitiva)
18:00 – Mostra Projeto Cinema (não competitiva)

Dia 29 de outubro de 2017 – Domingo
16:00 às 18:00 – Cerimônia de Encerramento

Dia 25 de outubro de 2017 – Quarta-Feira

SERVIÇO FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA: 
Local: CCBB (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ)
Cinema 1 (Mostras) e Cinema 2 (Oficinas)
De 12 a 29 de outubro
Capacidade Cinema 1: 100 lugares. Cinema 2: 50 lugares.
Classificação etária: Livre.
Entrada Franca.
www.pequenocineasta.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -