- Publicidade -

11° Mostra Cinema e Direitos Humanos encerra edição no Estação Ipanema

Publicado em:

Em sua décima primeira edição, a Mostra Cinema e Direitos Humanos realizará uma premiação dos melhores filmes exibidos nas categorias curta, média e longa-metragem. Os três filmes vencedores foram escolhidos pelo júri popular entre as 37 obras exibidas. A cerimônia será realizada no dia 18 de outubro, às 14h30, na sala 2 do Estação Ipanema. Os filmes serão exibidos logo após a premiação. A entrada é gratuita.

Os filmes premiados são: melhor média metragem: De que lado me olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi; melhor curta-metragem: Depois que te vi, de Vinícius Saramago; e melhor longa-metragem: Meu nome é Jacque, de Angela Zoé. Todos os filmes ganharão um troféu. Estarão presentes na cerimônia representantes dos três filmes, além da Secretária Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu entre os meses de maio e junho deste ano nas 26 capitais e no Distrito Federal, e a temática foi a questão de gênero, com exibição de sete filmes que abordaram a temática sob diversas perspectivas. Foram realizadas mais de 800 sessões gratuitas em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas para um público espectador de mais de 45 mil pessoas, batendo o recorde de público das edições anteriores. “Tivemos ótimos resultados nesta edição e achamos que fazer essa premiação seria uma forma de prestigiar os filmes mais votados”, diz a produtora-executiva da Mostra, Luciana Boal, do Instituto Cultura em Movimento – ICEM.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos em parceria com o ICEM, e conta com o patrocínio do Itaú e da Petrobras, além de apoio da Maurício de Sousa Produções. Ela faz parte das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

 Conheça os filmes vencedores:

Depois Que Te Vi (Curta-metragem)
Vinícius Saramago | Brasil | 2016 | 16 min | Ficção
Temática: Direito das pessoas com deficiência
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí seu foco passa a ser essa nova paixão.

De Que Lado Me Olhas (Média-metragem)
Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi | Brasil | 2014 | 15 min | Documentário
Temática: Diversidade sexual / Cidadania LGBT
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “O que é não pede para ser, simplesmente é.” Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.

Meu Nome é Jacque (Longa-metragem)
Angela Zoé | Brasil | 2106 | 72 min| Documentário
Temática: Cidadania LGBT / Diversidade Sexual
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jaqueline Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com Aids. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas como representante do governo brasileiro na ONU. Hoje mora numa pequena cidade, levando uma vida voltada para a maternidade e a família. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque, este documentário apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem.

Serviço:
Cerimônia de premiação seguida de exibição dos filmes vencedores da Mostra Cinema e Direitos Humanos
Data: 18 de outubro, quarta-feira, às 14h30
Local: Estação Ipanema – Sala 2 (Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 605, Ipanema)
Grátis (distribuição de senha a partir das 14h)
Capacidade de público: 154 lugares

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -