- Publicidade -

2º CineEsporte Festival une a paixão do esporte e a magia do cinema

Publicado em:

Após o sucesso da edição inaugural durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o 2º CineEsporte Festival dá a largada para a maratona cinematográfica de 21 filmes esportivos, entre ficções, documentários e animações, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. De 26 (quinta-feira) a 30 de outubro (segunda-feira), o público poderá conferir as raras produções nacionais e internacionais em dois pontos da cidade: Centro e Zona Norte.

Nesta edição (também com exibição em São Paulo no mês de novembro), o evento terá como sede o Centro Cultural Banco do Brasil (mostras competitivas; cerimônias de abertura, encerramento e premiação), além de contar com outros dois espaços de exibição: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Ponto Cine, em Guadalupe.

A seleção do festival aborda 13 modalidades esportivas, e expressa as principais tendências e narrativas da produção mundial deste nicho audiovisual. Ao todo, 17 filmes integram a mostra competitiva, que premia com troféu a melhor obra de Curta-metragem e de Longa/Média-metragem, exclusivamente através do voto popular. São 6 filmes nacionais e 11 internacionais oriundos da Itália, França, Rússia, Espanha, Irã, Estados Unidos, Argentina, Nepal e uma co-produção Espanha/ Japão.

A 2ª edição do festival renova a parceria com a Federation Internationale Cinema Television Sportifs (FICTS). Esta tradicional federação italiana, sediada em Milão, reúne os 16 mais preciosos festivais de cinema esportivo do mundo, sendo o CineEsporte um dos integrantes deste circuito.

“A primeira edição do evento, nas Olimpíadas Rio 2016, foi bem marcante. E ter a oportunidade de dar continuidade a esse circuito brasileiro de audiovisual é muito importante. Além de contribuir para a diversificação do cinema com temática esportiva, o festival com entrada franca proporciona uma janela de exibição de produções que raramente chegam às salas comerciais. Assim, a mostra surge como uma plataforma de exibição, circulação e difusão destes filmes”, explica o diretor do CineEsporte, Antônio Leal, que também aposta no evento como um rico intercâmbio com o cinema de esporte internacional, visto que produções de 10 países também integram a seleção do festival.

A sessão especial de abertura carioca, no dia 26 de outubro (quinta-feira), conta com a première mundial do documentário”Heróis”. Dirigido por Cavi Borges, o filme é sobre as trajetórias da judoca Rafaela Silva (campeã olímpica e mundial – medalha de ouro nos Jogos Rio 2016), Rogério Sampaio (campeão olímpico) e do congolês Popole Misenga (integrante da primeira equipe de refugiados a disputar uma competição olímpica, em 2016).

Já a sessão de encerramento, no dia 30 de outubro (segunda-feira), além de contar com a premiação do melhor Curta-metragem e Longa/Média-metragem, apresenta a exibição de dois filmes superpremiados. Primeiro, o curta italiano “Cinecittà Sobre Rodas”, de Inti Carboni, leva os espectadores a uma jornada de skate pelos famosos estúdios da Cinecittà, em Roma. A produção já arrematou sete prêmios em festivais pelo mundo. E, para fechar a noite, o curta brasileiro “Eu Me Movo”, dirigido por Maurício Guimarães, Luciano Zuffo e Gian Carlo Bellotti, conta histórias e rotinas da seleção brasileira paralímpica. O filme venceu o Festival de Nova York – Gold Medal, este ano.

Na mostra competitiva de Longa/Média-metragem, estão os filmes: “Não Deixe a Peteca Cair” (Brasil, 2016), “Monstros do Ringue” (Brasil, 2015), “Gigantes Descalços” (Espanha, 2017), “Sunakali” (Nepal, 2014), “Espírito em Movimento”(Rússia, 2015) e “Gaviões da Floresta” (França, 2014). E na mostra competitiva de Curta-metragem, disputam o troféu: “Jogos Indígenas” (Brasil, 2014), “Zahy” (Brasil, 2012), “Segue o Jogo” (Brasil, 2017), “Tatame” (Brasil, 2016), “Cinecittà sobre Rodas” (Itália, 2016), “Dois Pés Esquerdos” (Itália, 2015), “Transformação” (Irã, 2014), “O Menino que Aprendeu a Voar” (Estados Unidos, 2016), “Flamenco Olímpico” (Argentina, 2015), “Lutador” (França, 2015) e “Mitaka Escola de Sumô”(Espanha/Japão, 2017).

Serviço:
2º CineEsporte Festival
Data: 26 (quinta-feira) a 30 de outubro (segunda-feira).
Locais de exibição: Centro Cultural Banco do Brasil, R. Primeiro de Março, 66, Centro (de 26 a 30, com horários variados); Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241, Centro (26 a 29, com horários variados) e Ponto Cine, Estr. do Camboatá, 2300, Guadalupe (26 e 27, às 10h).
Entrada Franca: com distribuição de senhas sempre uma hora antes de cada sessão (sujeito à lotação de salas).
Página no Facebook: https://www.facebook.com/cineesporte/
Site: www.cineesporte.com

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -