- Publicidade -

Editora Moderna propõe enredos para a criançada no Dia do Saci

Publicado em:

Criado para exaltar o folclore brasileiro, o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, surgiu em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países da língua inglesa. Também conhecido como Saci-Pererê, o personagem que possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo na boca, tem a travessura como a sua principal característica e encanta a criançada por ser muito divertido e brincalhão. Para enaltecer nossas lendas nacionais, a Editora Moderna separou quatro obras do catálogo que trazem essa figura em seus enredos.Criado para exaltar o folclore brasileiro, o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, surgiu em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países da língua inglesa.

Também conhecido como Saci-Pererê, o personagem que possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo na boca, tem a travessura como a sua principal característica e encanta a criançada por ser muito divertido e brincalhão. Para enaltecer nossas lendas nacionais, a Editora Moderna separou quatro obras do catálogo que trazem essa figura em seus enredos.

O saci e a reciclagem do lixo – Nesse título do autor Samuel Murgel Branco, o personagem mais popular do folclore brasileiro, o Saci, ensinará aos pequenos a importância da reciclagem do lixo. Além de explicar como é feita, ele mostrará que é possível fazer objetos bem legais com, por exemplo, uma garrafa de plástico, de vidro ou de alumínio.Em A onça e o saci, Pedro Bandeira traz um enredo engraçado e bem curto para a criançada. A história dos personagens é contada em versos cadenciados e rimados, bem ao gosto dos pequenos. As ilustrações, grandes e coloridas, ajudam também o leitor a seguir passo a passo a divertida trama. No enredo, Dona Onça quer pegar o Saci e, para atraí-lo, põe açúcar no fundo de um velho poço. Mas o Saci descobre seu plano e convida as abelhas para o banquete açucarado. Enquanto elas se banqueteiam, o moleque grita, fingindo ter caído na armadilha. Dona Onça pula no poço – e é ferroada por todo lado! Quem queria caçar, acabou caçado…

A história de Tatu na casca, de Tatiana Belinky, apresenta aos pequenos leitores, personagens do folclore brasileiro que saem em defesa da vida na mata. O enredo começa depois que o Saci, ao pedir fogo para seu cachimbo, acaba pregando um enorme susto em um roceiro que voltava do trabalho. O danado encontrou o Caipora que andava atrás de uns caçadores para castigá-los, porque tinham matado animais. O Saci foi atrás dele para ver o que ele iria fazer quando se deparasse com os malvados caçadores. O que será que aconteceu?

Para resgatar o folclore brasileiro, Walcyr Carrasco escreveu o livro A mãe de ouro e outros contos do folclore brasileiro, onde narra os dramas do escravo Pai Antônio que era obrigado a buscar ouro; ou a belíssima narrativa de O bicho manjaléu, cujo protagonista vai em busca do resgate de suas três irmãs, vendidas à força pelo seu pai.

Há também a história do homem que prosperou após casar-se com uma bela mulher, mais conhecida como A mãe d’água e a do jovem que enfrentou os mais diversos desafios para libertar uma princesa aprisionada numa caverna em A princesa de bambaluá. O autor reserva para o último capítulo o conto de um dos personagens mais queridos do folclore brasileiro: o Saci. É possível verificar que cada conto tem uma simbologia histórica e remete as tradições das etnias que compõe a nossa: indígenas, africanas e europeias

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -