- Publicidade -

MUSEU DO AÇUDE RECEBE INSTALAÇÃO TEMPORÁRIA DO ARTISTA MARCELO JÁCOME

Publicado em:

O carioca Marcelo Jácome tinha acabado de confirmar sua individual em Basel, na Suiça, quando recebeu um convite irrecusável: produzir uma obra de grande porte para o Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude. Proposta aceita e mãos à obra. No dia 29 de outubro, o artista inaugura a instalação temporária Multiedro Expandido, que ficará no patamar do jardim, local que já recebeu a obra de Tatiana Grinberg. Outros artistas que participaram do projeto foram Carla Guagliardi, Ricardo Ventura e João Modé.

Por seis meses, os visitantes poderão conferir o trabalho concebido por Jácome, que remete a uma estrutura de pipa. Uma obra em aço inox, projetada especialmente para o Museu, que ocupará uma área de nove metros quadrados.

Nas palavras do artista, a instalação é o motivo para as pessoas experimentarem o lugar e se relacionarem com o entorno. “Multiedro Expandido surge como um espaço pluridimensional. A experiência se dá a partir do diálogo entre a obra, o corpo e o ambiente que o Museu nos proporciona. A escala agora é a paisagem”, comenta.

Arquiteto por formação, desde 2006 Marcelo Jácome se dedica exclusivamente à arte. Participou de individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Dentre os destaques, “Paper”, na Saatchi Gallery, em Londres; “Próximo Futuro”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; “Pontos Suspensos”, no Parque Lage; “Building Bridges”, na Fundação Rozemblum, em Buenos Aires; “Jeux de Couleurs”, na galeria Espace_L, em Genebra e “Pórtico – Brasil Território Plural”, no Jardin d’Acclimatation, em Paris.

O Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude estabelece uma relação com a história da Floresta da Tijuca e vem ampliar de forma constante o rico acervo local, que conta com obras permanentes de nomes consagrados, como Waltercio Caldas, Angelo Venosa, Iole de Freitas, Lygia Pape, Nuno Ramos e Helio Oiticica, entre outros.

“É com enorme satisfação que o Museu acolhe este trabalho de Marcelo Jácome, pensado para instigar o diálogo entre arte e natureza”, comemora Vera de Alencar, diretora dos Museus Castro Maya.

Patrocinada pela Caixa, esta etapa dos projetos temporários do Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude receberá, em abril de 2018, a obra de Elizabeth Jobim.

Serviço
Instalação Temporária de Marcelo Jácome
Local: Museu do Açude (Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista)
Telefone: (21) 3433-4990
Abertura: 29 de outubro, às 12h (de 12h às 15h)
Horário de visitação: diariamente, exceto terças-feiras, das 11 às 17h
Entrada a R$ 6,00 (entrada gratuita às quintas-feiras).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -