- Publicidade -

O Caminho de Buda, sobre a vida de Siddharta Gautama, no Parque das Ruínas

Publicado em:

O Grupo Tecendo Contos realiza, em única apresentação, a contação O Caminho de Buda que aborda, em cinco episódios, a vida do príncipe Siddhartha Gautama: o nascimento, a infância, a juventude, a descoberta dos quatro sinais e a saída do palácio em busca da sabedoria.

Siddhartha Gautama nasceu no século VI, 563 anos a.C, em Lumbini, fronteira entre a Índia e o Nepal. Era um príncipe, filho único da rainha Maya e do rei Suddhodana, líder do clã Shakya, cuja capital era Kapilavastu.

Aos 29 anos, Siddhartha, acostumado ao ambiente de luxo e conforto do palácio e à superproteção de seu pai, sai um dia a passeio para além dos muros do palácio e se depara com a vida das pessoas em vilarejo pobre. testemunha a vida das pessoas e observa: um homem doente e a expressão da dor; um homem velho e as dificuldades da velhice; um corpo coberto de linho e o sofrimento das pessoas com a morte; um homem meditando expressando a paz. Decide buscar um caminho para cessar o sofrimento nas vidas das pessoas. Para isso, recusa o título de príncipe e sai do palácio à procura da sabedoria e do sentido da vida.

“Achamos atual o conteúdo da história do príncipe Siddhartha, com suas reflexões sobre o sentido da vida e busca da transformação. Preparamos este conto com uma linguagem de acesso ao público infanto-juvenil, para isso, utilizamos recursos lúdicos como: paisagens/cenários em tapetes, bonecos de tecido, adereços e sonoridades sutis executadas em violão, percussão e sinos. À dramaticidade das cenas buscamos alegria e comicidade. Há momentos de interação com a plateia onde as crianças são convidadas a entrarem no palco, tornando a contação um momento prazeroso ao público presente.
Acreditamos que a contação propicia, às crianças e ao público presente, o contato com uma filosofia positiva, cuja forma de ver a vida promove o equilíbrio visando a felicidade de todos nós”, comenta Élida Cândido, autora, diretora e atriz do projeto.

Durante a contação, as atrizes manipulam os bonecos, tapete e adereços transmitindo à plateia o desejo do príncipe Siddhartha em cumprir seu destino. E a plateia é convidada a participar da movimentação cênica.O grupo Tecendo Contos conta com a participação do artista maranhense Rodney Mariano, músico, compositor e ex-radialista. Foi parceiro de Zé Zuca por mais de 35 anos, com várias apresentações no Programa de auditório para crianças chamado “Zé Zuca e a Rádio Maluca” e em turnês pelo Brasil. Como músico e ator tem vários trabalhos desde que aqui chegou, trazendo composições carregadas da cultura maranhense.

Oficina de Origami
No dia, além da contação, Élida Candido ministra uma breve oficina gratuita sobre a técnica de origami de 10h30 às 10h50. Serão oferecidas 15 vagas (público acima de 6 anos). Senhas distribuídas às 10h20.

SERVIÇO
“O Caminho de Buda”
Única apresentação: 02 de dezembro
Livre. Recomendado acima de 6 anos.
Local: Centro Cultural Parque das Ruínas (R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
(30 minutos antes haverá oficina de origami, senha às 10h20)
Sábado às 11h
R$ 30,00 – valor ingresso inteiro
R$10,00 – Promocional: toda criança; quem participar da oficina; adultos com criança; filipeta promocional, foto celular do material promocional (flyer, banner, cartaz)
Fotos: Iasmin Cordeiro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -