- Publicidade -

“Dois Perdidos numa Noite Suja” estreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Consagrado e censurado nos anos 1970, “Dois Perdidos numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, ganha nova montagem por meio do teatro-dança, com estreia em 28 de novembro na Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Rogério Cardoso. O espetáculo surge a partir de uma pesquisa de cerca de dois anos da Cia. Plúmbea em samba, danças populares, lutas, acrobacias e teatro-dança para traduzir os conflitos presentes na dramaturgia, que apresenta a crueza do dia a dia de dois personagens marginalizados. A peça, com apresentação as terças e quartas às 20h, foi contemplada pelo edital de ocupação de espaços da Secretaria do Estado de Cultura/FUNARJ.

Em cena, as atrizes Ana Cecilia Reis e Caju Bezerra, com direção da primeira, dão vida a Paco e Tonho, amigos que trabalham como carregadores em um mercado durante o dia e dividem um quarto barato em suas poucas horas de descanso. Paco possui um sapato novo, enquanto Tonho acredita que tudo que precisa para mudar sua condição de vida é um calçado apresentável. A relação de poder pautada pela posse desse objeto atravessa a realidade que os cerca. No olhar da Cia. Plúmbea, a musicalidade e o lirismo do samba percorrem a trajetória desses personagens como mais um narrador dos momentos em que a palavra não basta.

Para as duas atrizes, a encenação não é baseada na psicologização das personagens do texto de Plínio Marcos, mas sim no estudo de suas corporalidades. “Traduzimos fisicamente a relação de conflito e poder entre as personagens. Trouxemos com elementos de lutas, circo e danças populares que viram diálogos, fazendo com que o corpo intensifique a palavra. Movimento e texto se fundem numa dramaturgia do corpo”, explica Ana Cecilia Reis.

A cenografia, assinada por Carlos Chapéu, visa à integração da plateia com os atores, numa estrutura pouco convencional. O público não está em posição de contemplação, está imerso na cena e faz parte dela. A dualidade proposta pela direção está presente na cenografia. Uma ameaçadora rachadura divide a arena em duas. Duas também são as janelas, uma delas emparedada. Duas são as fugas da arena, como cantos de um ringue em momentos de trégua. Os objetos de cena estão em par e os que são únicos serão compartilhados entre as personagens durante as cenas.

O desenho de luz, assinado por Isabella Castro e Paulo Barbeto, dialoga com a temática urbana e concreta do espetáculo e, por meio de uma iluminação que emana de dentro da própria cena, reforça o clima labiríntico sugerido pela direção: não há para onde fugir no jogo de gato e rato que cai diariamente sobre a cabeça dos oprimidos.

SERVIÇO
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Rogério Cardoso. ( Av. Vieira Souto 176, Ipanema. )
Temporada: de 28 de novembro a 20 de dezembro – terças e quartas às 20h.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Duração: 70 minutos.
Classificação etária: 12 anos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -