- Publicidade -

IMS RIO REALIZA ENCONTRO “TRABALHANDO COM VOCABULÁRIOS CONTROLADOS EM ACERVOS CULTURAIS”

Publicado em:

Nos dias 23 e 30 de novembro, das 11h às 13h, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro promove mesas-redondas e estudos de caso sobre o tema Trabalhando com vocabulários controlados em acervos culturais. A atividade é gratuita, não precisa de inscrição prévia e tem lugares limitados.

O objetivo do encontro é reunir instituições, profissionais e especialistas para apresentarem e discutirem iniciativas, ferramentas e estudos de caso relacionados à construção e ao uso de vocabulários controlados como instrumento de integração e processamento técnico e difusão de acervos culturais de naturezas e tipologias diversas.

Programação

23/11, quinta-feira, das 11 às 13h

Discussão sobre os desafios para a tradução e aplicação dos vocabulários do Getty Research Institute em instituições de memória brasileiras. Apresentação e lançamento do livro Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais (Getty Research Institute, Patricia Harpring, 2016).
Exemplares do livro serão distribuídos devido ao apoio do Sistema Estadual de Museus – Sisem-SP/Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Palestrantes: Isabel Ayres Maringelli (Pinacoteca de São Paulo)
Marilucia Bottallo (Diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea e coordenadora da pós-graduação em museologia, colecionismo e curadoria da Belas Artes de São Paulo)
Mediação: Gabriel Moore Forell Bevilacqua (Instituto Moreira Salles). Apoio: Pinacoteca de São Paulo

30/11, quinta-feira, das 11 às 13h

Três experiências brasileiras de construção de tesauros e vocabulários controlados e discussão sobre os desafios colocados pela construção, manutenção e aplicação de tesauros e vocabulários controlados em instituições de memória no Brasil.

Palestrantes: Helena Dodd Ferrez | Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros | Maria Luiza de Almeida Campos (UFF) | Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira | Marcus Granato (MAST) | Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa | Mediação: Ileana Pradilla (Instituto Moreira Salles)

Serviço
Trabalhando com vocabulários controlados em acervos culturais
Data: 23 e 30 de novembro
Horário: das 11h às 13h
Local: Auditório do IMS Rio (Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)
Evento gratuito. Lugares limitados.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -