- Publicidade -

A Origem do Dragão traz o lendário embate entre Bruce Lee e Jack Man

Publicado em:

Por Graça Paes

O longa, A Origem do Dragão, retrata uma parte da vida do lutador, cineasta e ator, Bruce Lee, um ícone nas artes marciais. Lee, até hoje, é uma figura icônica em todo mundo, e principalmente na China por ter retratado o nacionalismo chinês em seus filmes. Possuía dupla cidadania, era cidadão americano e de Hong Kong. Morreu precocemente em Kowloon Tong, no dia 20 de julho de 1973, aos 32 anos, deixando um grande legado, tanto nas artes marciais como no cinema.

O termo Dragão, é usado, por ser  um dos termos pelos quais Bruce Lee era chamado. O filme é baseado na grande luta entre Lee e o mestre de Kung Fu, Wong Jack Man, desde o combate até que deu origem ao estilo de lutar chamado de Jeet Kune, em 1965. O confronto entre eles foi originado pelo fato de Wong Jack Man ser contra a ideia de Lee ensinar artes marciais a não-orientais. O embate durou cerca de três minutos e Wong Jack Man foi o derrotado. O longa leva as telas o encontro de duas lendas das artes marciais e o  surgimento do confronto.

A obra tem uma fotografia mediana e bons enquadramentos de câmera. O mais especial do longa são os atores em cena. Sabiamente escolheram um ator, Philip Ng, que retratou muito bem as caras e bocas que Lee fazia em suas lutas, seus gritinhos, e o mesmo estilo de corpo, já que Lee era viciado em abdominais, pois para ele, eram estes músculos os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal. O ator chinês também está muito bem cena.

Se formos comparar A origem do Dragão com os filmes da temática pelo próprio Lee, as cenas de luta são bem mais amenas, eu acredito que seja pelo fato da violência dos golpes. Já que hoje em dia, nós vivemos a era do que é politicamente correto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -