- Publicidade -

LUISA MASCARENHAS LANÇA O LIVRO “A VIDA VIRTUAL COMO ELA É”

Publicado em:

Autora da página “Pirei Online” (no Facebook), na qual publica crônicas de humor que abordam, de forma irreverente, os comportamentos típicos do mundo virtual, Luisa Mascarenhas – psicóloga e escritora –, decidiu fazer uma coletânea com os textos mais curtidos e comentados para comemorar os três anos de sucesso de seu projeto. O resultado está reunido no livro A vida virtual como ela é, organizado pela Réptil Editora, com lançamento marcado para 07 de dezembro, no POP, e bate-papo aberto ao público.

Em seu livro de estreia, a autora retrata o universo em que estamos imersos em nosso cotidiano: redes sociais, aplicativos, WhatsApp e afins. É sobre o impacto dessa constante conectividade, exposição e interatividade que a autora nos faz refletir, ao mesmo tempo em que tira boas risadas dos leitores. Através de diálogos cômicos, a obra aborda temas presentes na vida de todos nós: invasão de privacidade, ciúme, carência, insegurança, encontros, inveja, traição, paranoia, compulsão, flertes, conquistas e… amor!

Casos como o da mulher que termina com o namorado por desprezar seu comportamento cafona nas redes sociais, do cara que quer “causar” no Facebook, do que compartilha desgraça por WhatsApp, da mulher que manda nude de segunda mão, das amigas que falam sobre a importância de ter um Whatsboy (companheiro fixo no WhatsApp), do sujeito que é removido do grupo e se revolta, de outro que tenta sair mas não consegue, da mãe que pede declaração pública, da mulher que não quer namorar porque está bombando no Tinder, do cara que não suporta mais assistir à felicidade alheia – entre outros – divertem os leitores.

Psicóloga clínica por 12 anos, Luisa Mascarenhas, filha do psicanalista Eduardo Mascarenhas, lembra que já ouviu muitos desabafos, inquietações e problemas relacionados ao uso das redes sociais e WhatsApp em seu consultório. “Eram várias as questões trazidas pelos pacientes. O mundo virtual suscita paranoias de todos os tipos. Muita gente admitindo invadir o celular dos parceiros, se sentindo enciumada, carente, insegura, preterida de alguma maneira. Esse assunto tem mobilizado as pessoas e despertado sentimentos diversos, muitas vezes desconfortáveis”, afirma.

O Pirei Online começou em 2014 e ao longo deste período mais de 120 crônicas foram publicadas sobre tudo o que envolve o universo virtual. “O impacto das redes sociais e do excesso de conectividade vem sendo estudado e várias pesquisas indicam que diversos problemas são gerados e muitas relações terminam por razões ligadas ao uso dessas ferramentas. Claro que há histórias lindas também, de encontros e reencontros, mas é fato que temos que lidar hoje em dia com uma quantidade estarrecedora de informações sobre a vida alheia e com uma constante exposição a tentações de todo tipo, já que temos acesso permanente a pessoas que representam alguma forma de ameaça às nossas relações. Essa conjuntura torna nossos relacionamentos mais vulneráveis”, diz a autora.

Luisa também afirma que não apenas as relações amorosas foram afetadas. “Com a popularização dos smartphones, as redes sociais e o WhatsApp cresceram numa rapidez impressionante e mudaram totalmente nossa forma de relacionamento com nossos parceiros, amigos, colegas, conhecidos e familiares.” E completa: “O que nos primeiros momentos parecia algo prático, leve e divertido, rapidamente se mostrou também avassalador sob vários aspectos. Vimos nosso tempo encurtar, nosso ócio acabar, as pessoas ficarem mais aceleradas, mais dispersas, e também mais solitárias”.

SERVIÇO
Lançamento
Data: 07 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 18:30h (Bate-papo com convidadas e em seguida autógrafos)
Local: POP (Polo de Pensamento Contemporâneo)
Endereço: Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico
Telefone: 2286-3299
Bate-papo: Luisa Mascarenhas recebe Julia Mendes, atriz e criadora do Instagram de humor “Juju me conta tudo”, e Ciça Rego Macedo, designer de interiores e sucesso no Snapchat.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -