- Publicidade -

Agosto, de Tracy Letts, reestreia em janeiro no Teatro SESI Centro

Publicado em:

Sucesso de público e crítica na temporada 2017, “Agosto” (August: Osage County), do americano Tracy Letts, um dos mais importantes autores do teatro contemporâneo norte-americano, vencedora dos prêmios Pulitzer e Tony, volta em cartaz de 11 de janeiro a 4 de fevereiro, no Teatro Sesi Centro – Rio de Janeiro. A peça mostra uma família disfuncional que se reúne depois que o patriarca desaparece, em um encontro de acerto de contas entre a mãe (Guida Vianna) que faz quimioterapia e as três filhas que escondem pequenos e amargos segredos, inclusive de seus maridos.

Guida Vianna, que celebra uma trajetória de quatro décadas de carreira, comenta sua personagem Violet como “uma mulher que vive numa situação limite, literal e metaforicamente falando. Literal porque faz quimioterapia para um câncer de boca, e talvez sua morte esteja anunciada. Metaforicamente, porque sua família está se desmantelando: o marido sumiu, as filhas só esperam o funeral para partir, e a ela só restará permanecer sozinha aos cuidados de uma empregada que ela não conhece”. Os principais conflitos de Violet são com a filha Barbara (Letícia Isnard). “Violet guarda mágoa de Barbara porque ela não voltou para casa quando soube do seu câncer, mas voltou quando o pai desapareceu. É a filha preferida porque Violet a julga a mais inteligente e a mais parecida com ela, e os temperamentos parecidos levam as duas a embates frequentes”, conclui Guida.

Se o destino das personagens é inevitavelmente trágico, isso não faz de “Agosto” uma tragédia. Tracy Letts usa recursos do melodrama, da comédia de costumes, das sitcoms da televisão norte-americana e do vaudeville, mantendo a unidade formal, a coerência interna e estética da sua obra.

Atualmente se dividindo entre o Rio e Lisboa, o diretor André Paes Leme diz que o primeiro cuidado que teve com a adaptação foi “suavizar o contexto norte-americano” da peça. O segundo foi em relação ao “realismo acentuado” proposto pelo autor: “Priorizei as situações de conflito e busquei não valorizar ao detalhe a construção do ambiente de cada cena”, explica. “Me interessa a complexidade das relações familiares, a intensidade com que depositamos no núcleo familiar tanto um amor inquestionável como também despejamos as angústias e inseguranças das nossas vidas. Textos como esse revelam o quanto imprevisível é o comportamento humano.”

A montagem de “Agosto” vai dividir o palco nos cômodos da casa em que se passa a história, em uma “múltipla espacialidade” que vai exigir uma visão ativa do espectador, avisa Paes Leme. “A ação passeia por todos os cômodos e a proposta do autor é que o espectador possa ver simultaneamente todos os ambientes”, diz Paes Leme. “Na nossa concepção, as cenas serão sobrepostas: a personagem que está num determinado ambiente estará exatamente ao lado de outra que ocupa outra área da casa. Gradativamente, as diferentes cenas vão convivendo no palco”.

Serviço
Agosto
Temporada: 11 de janeiro a 4 de fevereiro, quinta a sábado às 19h e domingo às 18h.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) https://www.ingressorapido.com.br
Funcionamento da bilheteria: Segunda a sexta, das 11:30h às 19:30h, sábados, domingos e feriados, a partir de duas horas antes do espetáculo.
Lotação do teatro: 338 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 120 minutos
Gênero: Comédia dramática

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -