- Publicidade -

CAIXA CULTURAL PROMOVE CURSO SOBRE OFÍCIO DA CURADORIA

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro realiza, de 20 a 24 de fevereiro de 2018 (terça a sábado), o curso Curadoria em cinco movimentos, com duração de cinco aulas – de terça a sexta, às 19h; e sábado às 10h. Entre os tópicos abordados, os participantes poderão conversar sobre temas como: O que é o ofício de um curador? Qual seu compromisso com os objetos que trabalha e com o seu público? Quais os desafios e as potências dessa atividade e como está o mercado de trabalho?

Essas e outras perguntas serão debatidas por cinco curadores com larga experiência na área e que atuam em campos diversificados: curadores de museus, independentes, de grandes exposições, temáticos ou focais, de centros culturais ou galerias.

“Dentro de um museu, o curador não é só aquele que monta a exposição, que elabora uma linha de raciocínio a partir das obras ou dos objetos de um museu. O curador é aquele que é responsável por um setor do museu”, enfatiza Rodrigo da Silva, um dos professores e coordenadores do evento.

O curso tem 80 vagas e é aberto ao público maior de 16 anos, com inscrições gratuitas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site www.curadoriaemcinco.com.br, informando os dados solicitados. A produção entrará em contato com os aprovados e a lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 10 de fevereiro no site do evento e no Facebook: facebook.com.br/curadoriaemcinco.

A atividade de curadoria:
O crescente interesse por curadores se baseia numa significativa mudança no cenário da arte internacional que colocou no mapa países que, até alguns anos, figuravam na periferia desse eixo. Tal mudança acarretou no surgimento de novas bienais, galerias não comerciais, museus e centros culturais independentes. No Brasil, o cenário é similar ao que ocorre no exterior. Os projetos artísticos e culturais possuem curadores e a profissão já é ensinada em universidades, mas a ausência de políticas culturais sólidas é apontada como obstáculo para a consolidação da carreira.

Além da abordagem em torno da profissionalização do ofício de curador, é essencial que a curadoria também seja discutida como ambiente de mediação entre artistas e público. O curso busca, justamente, preencher esta lacuna. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Serviço:
Curso Curadoria em cinco movimentos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 20 a 24 de fevereiro de 2018 (terça a sábado)
Horários: Terça a sexta-feira, às 19h; sábado, às 10h
Duração: 2h/aula – Total de 10 horas
Vagas: 80 pessoas
Inscrições: São gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.curadoriaemcinco.com.br até o dia 10 de fevereiro (sábado).
Classificação Indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -