- Publicidade -

“Gritos” volta ao Rio para curta temporada no Teatro Dulcina

Publicado em:

Depois de um ano longe dos palcos cariocas, a Cia. Dos à Deux volta ao Rio para uma curta temporada do seu trabalho mais recente. “Gritos” reestreia em 2 de fevereiro, no Teatro Dulcina, na Cinelândia. A peça fica em cartaz de quarta a domingo, às 19h, somente até 11 de março. Com concepção, dramaturgia, cenografia e direção de André Curti e Artur Luanda Ribeiro, a premiada montagem da Cia. Dos à Deux é formada por três poemas gestuais metafóricos criados a partir de um tema: o amor. “Gritos” estreou em novembro de 2016, no CCBB Rio. Depois a companhia realizou uma turnê, durante 10 meses, pelas unidades do CCBB em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, totalizando 120 apresentações.

Em uma atmosfera onírica, os três poemas que compõem “Gritos” são revelados por meio de uma partitura gestual sutil e minuciosa. Inspirada em temas da atualidade, a dramaturgia foi criada durante o processo de pesquisa e de criação artística. As pessoas invisíveis na sociedade, o preconceito, o desprezo, os refugiados a guerra e o amor permeiam os três poemas gestuais – os três gritos.

Há anos trabalhando com teatro gestual, a dupla experimenta, neste novo trabalho, a transformação de seus próprios corpos em bonecos de proporções humanas, como se estivessem refletidos no espelho. “Essa pesquisa, na fronteira entre artes plásticas, formas animadas, teatro e dança, nos fez ter uma nova sensação gestual que, até então, não havíamos experimentado. Um gestual potente, complexo e contido”, explica Artur. “Ao longo da criação, na pesquisa de formas animadas, nós fomos dando vida ao invisível dos corpos, aos poucos. Como se a vida tivesse arrancado um pedaço desses personagens, nos obrigando a dar poesia e intenção a objetos que se tornaram corpos, e corpos que se tornaram objetos”, explica André.

A cenografia de “Gritos” é uma instalação plástica composta por estruturas de colchões de mola, que vão se transformando em objetos insólitos ao longo da peça. Em alguns momentos, os colchões formam labirintos de onde os personagens procuram uma saída. Em outros, um quarto para um encontro amoroso. Na pesquisa da Cia. Dos à Deux, a cenografia é mutável, com arquitetura servindo organicamente à dramaturgia – à qual, assim como nas criações anteriores, a luz se funde, sublinhando os espaços cenográficos criados pela dupla. “Trabalhar a luz como um personagem sempre fez parte de nossa pesquisa”, conta Artur. “Nosso universo é construído pensando num todo: luz, cenário, bonecos e dramaturgia caminham juntos”, complementa André.

SERVIÇO
“GRITOS”
Temporada: de 2/2 a 11/3
Local: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro)
Dias e Horários: de quarta a domingo, às 19h
ATENÇÃO – DURANTE O CARNAVAL
Não haverá espetáculo entre os dias 9 e 15 de fevereiro.
Ingressos: R$40 (inteira) R$20 (meia)
Capacidade: 429 lugares
Classificação indicativa: 14 anos.
Gênero: Drama
Duração: 1h30min.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -