- Publicidade -

Jang Hun retrata A Revolta de Gwangju através do olhar do homem comum

Publicado em:

Maio de 1980. Um taxista de Seul chamado Man-Seob (Song Kang-ho) recebe uma oferta muito boa para ser verdade. Se ele levar um passageiro estrangeiro de Seul para a cidade de Gwangju e voltar antes do fim do expediente, ele vai receber a impensável quantia de 100.00 won – o suficiente para cobrir diversos meses de aluguel atrasado. Sem fazer nenhuma pergunta, ele leva o repórter alemão Peter (Thomas Kretschmann) e cai na estrada.

Baseado em fatos reais, O Motorista de Taxi é uma produção histórica sobre uma fato surreal que aconteceu no ano de 1980 sobre um um taxista azarado de Seul que é contratado por um jornalista estrangeiro que quer ir para a cidade de Gwangju. Ao chegarem, ambos se deparam com uma cidade tomada pelo governo militar. A Revolta de Gwangju foi evento crítico na moderna Coréia do Sul. Diante de um grupo de estudantes determinados, em busca de liberdade numa luta de vida ou morte.

O jornalista alemão Jüren Hinzpeter, que cobriu a Revolta de Gwangju, estava trabalhando como correspondente estrangeiro em Tóquio. Ao saber dos acontecimentos, ele partiu ao encontro desse movimento e conseguiu levar a publico os acontecimentos absurdos que presenciou.

Sem desvalorizar, a história, o diretor Jang Hun utiliza de uma fotografia seca e árida, uma ambientação sem melindres e ótimos atores em cena! O motorista de Taxi é uma obra que não só fala  dá importância histórica da Revolta de Gwangju,  mas também consegue levar ao publico um pouco da cultura coreana e as diferenças culturais entre suas cidades.

A Revolta de Gwangju deixou uma enorme cicatriz na história contemporânea da Coreia do Sul. Jang Hun retrata o passado refletido nos olhos de um motorista de táxi que começa a sentir a mudança em si mesmo. A narrativa e os personagens são bem construídos e modelam o processo de amadurecimento em meio as suas escolhas corajosas.

Man-seob (o taxista) é apenas uma miniatura nesse momento sombrio da história da Coreia do Sul. Um homem comum que só queria pagar suas dívidas e de repente se viu diante de um desastre assombroso e seguiu determinado em busca da verdade junto com o jornalista Jüren Hinzpeter.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -