- Publicidade -

SAMBA DE RAÍZ JEQUITIBÁ DO SAMBA e ELISA ADDOR

Publicado em:

O Jequitibá do Samba é um grupo composto por jovens músicos do Rio de Janeiro, atuantes nas rodas de samba e choro da Lapa, de Santa Teresa e do centro, como o Trapiche Gamboa, o Carioca da Gema e a Casa do Choro, principalmente, sendo também alguns professores da Escola Portátil de Música (EPM). Por alguns anos, marcou época realizando uma roda de samba mensal, aos domingos, na Ilha de Paquetá, e em 2017 retornaram à agenda do samba do Rio com uma roda quinzenal no novo “Espaço Catete” (também sempre aos domingos). Neste domingo, 07 de janeiro, a partir das 17h, realizam mais uma edição, abrindo a temporada de 2018, e recebem como convidada especial a cantora Elisa Addor.

Com o nome inspirado no samba dos compositores mangueirenses José Ramos e Marcelino Ramos, o grupo Jequitibá do Samba tem como característica marcante — destacando-se dos demais grupos do gênero — um repertório dos chamados “sambas de raiz” antigos e mais recentes. O principal critério de seleção é a beleza dos contornos melódicos e a sinceridade das poesias dos versos. Acreditando que um bom samba não tem idade, o grupo prioriza, portanto, um repertório que contemple também os inesquecíveis sambas da década de 1930 do Estácio, passando pelos sambas saídos dos terreiros das primeiras escolas, sem se esquecer das obras primas de grandes compositores, como Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Cartola, Candeia, Zé Kéti, Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro, entre muitos outros cuja obra persiste pouco explorada.

Nesse repertório também há espaço pros sambas autorais dos integrantes, com destaque pra sonoridade, fruto do trabalho cuidadoso de cada componente — que fundamenta seu aprendizado no legado daqueles que, com técnica, talento e criatividade, fizeram escola na música popular brasileira, como Dino, Meira, Canhoto, Jonas, Luna, Marçal e Elizeu, Jorginho, Doutor, Gordinho e tantos outros.

Sobre o projeto
Edição inédita e única. É um projeto de roda de samba que atende aos moradores da região do Catete e entorno e também todos os sambistas da cidade. Tem virado ponto de encontro de famílias e sambistas de todas as idades, que já conhecem o grupo enquanto programação cativa da Ilha de Paquetá, ou que vem a conhecer em cada nova edição. Canjas surpresas de amigos músicos e cantores também já são garantidas.

A cantora Elisa Addor, que também tem passagem pelas casas de samba da Lapa, como o Carioca da Gema e o Bar Semente, e já cantou ao lado de Paulão Sete Cordas, Pedro Miranda, Teresa Cristina, Roberta Nistra e Julio Estrela, por exemplo, canta os sambas desse passeio e alguns do repertório de suas rodas.

Serviço:
Jequitibá do Samba convida Elisa Addor
Local: Espaço Catete (Rua do Catete, 97 – Glória – próximo ao metrô)
Data: domingo, 07 de janeiro
Horário: 17h – 22h
Valor: gratuito
Classificação: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -