- Publicidade -

“NÃO PEÇA – A poética da Comédia e da Tragédia Humana” estreia no CCJF

Publicado em:

Espetáculo solo de Lucília de Assis com direção de Bianca Byington, estreia em 23 de fevereiro no teatro do Centro Cultural Justiça Federal para curta temporada de três semanas, com apresentações de sexta a domingo, às 19h.

Autora do texto, Lucília de Assis dá vida à Jandira, funcionária de um teatro em que desempenha as funções de faxineira, bilheteira e baleira, além de morar no local de trabalho. Um dia, quando o elenco da peça em cartaz fica preso em um engarrafamento, ela recebe uma atribuição a mais: segurar o público até a chegada dos atores. É assim que a funcionária, testemunha de inúmeras peças e habituada a subir no palco apenas para varrer, passa a ocupar a linha de frente para contar suas histórias e receber seus primeiros e, quem sabe, últimos aplausos.

A ideia para o espetáculo surgiu no ano passado, durante o período em que Lucília se recuperava de uma fratura no pé. “Tinha um tempo enorme pra mim e comecei a revisitar minhas histórias infância, em Niterói, nos anos 1960”, lembra a atriz e autora. “‘NÃO PEÇA’ fala dessa personagem que mora nos fundos do teatro, mas que tem uma história de vida baseada nas minhas lembranças, nem sempre tão felizes. A vida está impregnada de teatralidade, o teatro das nossas vivências e memórias inventadas. No fim tudo é ficção”, diz.

Nem toda vida daria um filme. Mas aqui, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando em uma peça. “Não existe ninguém como Jandira. Ela veio menina do barro seco de Cantochão direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos do teatro. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo pra ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, completa a diretora Bianca Byington.

SERVIÇO
“NÃO PEÇA”
Temporada: de 23 de fevereiro a 11 de março – de sexta a domingos, às 19h.
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco 241 )
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) – Bilheteria: das 16h às 19h.
Ingressos online: https://goo.gl/6o3mKK
Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos. Lotação: 142 lugares.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -