- Publicidade -

Os Panteras Negras: Documentário aborda a luta pelos direitos da população negra

Publicado em:

A representatividade em filmes é muito importante de se discutir. Com a estreia do novo longa da Marvel, Pantera Negra, muito se é comentado sobre a necessidade de mais filmes que incluam negros não somente como protagonistas, mas também em todas as posições do elenco. Apesar de Stan Lee afirmar que não há correlação, existiu um Movimento chamado Panteras Negras que de forma polêmica a e revolucionária, lutavam pelos direitos da população negra abordado no documentário Os Pantera Negras: Vanguarda da Revolução.

Dirigido por Stanley Nelson em 2015, o  longa conta com depoimentos de informantes da polícia, jornalistas, simpatizantes, e detratores que contribuíram com o conhecimento e vivência daquela época. Fundado em outubro de 1966, o grupo nasceu prometendo patrulhar os guetos (bairros negros) para proteger seus moradores contra a violência policial. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistência armada contra a opressão dos negros.

Conforme dito em um incrível discurso da atriz Viola Davis no mesmo ano de lançamento deste documentário, ela falou sobre como “diversidade” havia se tornada uma palavra dita para ganhar a simpatia das pessoas, mas que na prática se mostrou por muito tempo apenas uma fase, em que colocaram mais pessoas de outras raças em cada elenco de cada show para apresentar essa falsa inclusão. Naquele ano ela desejou que o prêmio que havia ganho representasse que não era simplesmente uma fase, e sim um marco que atrizes, atores, escritores e diretores negros pudessem ter as mesmas oportunidades que seu talento lhe garante e muitas vezes é deixado de lado. O documentário e o lançamento de Pantera Negra certamente comprovam o começo dessa Era verdadeiramente diversa e inclusiva.

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -