- Publicidade -

Tio Samba volta aos palcos em Niterói recordando Carmen Miranda

Publicado em:

Após três anos sem tocar em Niterói, o Tio Samba volta ao Teatro da UFF para prestar homenagem a Carmen Miranda em fevereiro, mês de aniversário da cantora, que é considerada como a artista brasileira de maior projeção na Era do Rádio no Brasil (1930 – 1945).

O grupo vai reviver o repertório do seu show “É Batata!”, produzido originalmente para ser apresentado na comemoração do centenário de nascimento da cantora e todo dedicado à recriação das músicas lançadas por Carmen. O espetáculo já foi apresentado com sucesso em vários palcos no Rio de Janeiro e São Paulo em 2009 e 2010, e deu origem ao segundo CD gravado pelo grupo. Canções como “Na Baixa do Sapateiro”, O tic tac do meu coração”, “Camisa listada” e outros sucessos lançados pela Pequena Notável, deram muita sorte à carreira do Tio Samba que, graças ao sucesso do show e do CD “É Batata!, foi indicado entre os finalistas do Premio da Música Brasileira de 2011, na categoria Melhor Grupo de Samba.

A expressão “É Batata!”, que dá nome ao CD, era uma das gírias favoritas e mais utilizadas por Carmen Miranda para dizer que alguma coisa era infalível e certamente teria êxito. Todas as canções de seu repertório foram compostas nos anos trinta, um tempo em que tudo era alegria e os eventuais dissabores eram enfrentados com fina ironia e inspiravam obras primas da nossa música popular. No entanto, os arranjos, feitos especialmente para o Tio Samba, mostram que mesmo os elementos mais tradicionais da estrutura musical que caracterizam o samba podem ser reapresentados de maneira inovadora e surpreendente. E a interpretação dos dois cantores do grupo, Carlos Mauro e Luciana Lazulli, tanto nos solos como nos duetos, apresenta uma leitura atualizada e, ao mesmo tempo, fiel em espírito aos clássicos da nossa música.

A intenção do Tio Samba também é a de apresentar uma “Pequena Notável” não muito conhecida, aquela cantora que foi a maior e a mais ousada da música popular brasileira dos anos trinta. Uma Carmen esquecida da memória do público brasileiro, traída pela imagem de humorista sul-americana propagada pelos filmes de Hollywood. Uma Carmen “pré-American Bombshell”.

Surgido em 1998, na cidade de Niterói, RJ, o Tio Samba define-se como uma “orquestra típica de samba”. Seu repertório é constituído de composições de autores como Noel Rosa, Ary Barroso, Geraldo Pereira, Ataulfo Alves, Cartola, Ismael Silva, Assis Valente, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque e outros gênios da nossa música popular, além de sambas de autoria dos próprios integrantes do grupo. Seu principal diferencial são os arranjos que, ao unir os típicos violão, cavaquinho e percussão dos regionais de samba com os instrumentos de sopro geralmente utilizados nas bandas de música, produzem uma sonoridade ímpar, muito vibrante e também sofisticada.

Serviço:
Tio Samba
Local: Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, nº9, Icaraí, Niterói)
Data e horário: quarta-feira, 21/02/2018, às 16h
Ingressos: a R$ 50,00 (R$ 25,00 para estudantes e idosos)
Classificação: Livre
Duração do espetáculo: 80 minutos
foto: Gustavo Caldas

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -