- Publicidade -

“Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico” estreia no Teatro Ipanema

Publicado em:

No dia 24 de março, sábado, estreia a peça Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico, no Teatro Ipanema, com direção de Adriano Coelho. O texto, da roteirista Laura Rissin, é uma bem-humorada paródia da clássica tragédia de Sófocles, Édipo Rei, representada pela primeira vez em 430 a.c.

O elenco inclui sete atores que se destacam na dramaturgia nacional. Os protagonistas são interpretados por Francisco Vitti (Édipo), Gabriela Rosas (Jocasta), José Karini (Laio) e Beto Bruno(Creonte). O coro é formado por Breno Motta, Cadu Libonati e Ranther Melo.

Com um tom cômico, a peça subverte a trama original de Sófocles, incluindo a paixão de Édipo por Laio. Representada em três atos costurados pelo coro, a montagem propõe um desfecho menos sofrido para Laio, Édipo e Jocasta.

“A proposta é fazer um espetáculo divertido, satirizando uma tragédia tão definitiva. O humor ajuda a lidar com as questões tratadas na peça, que nessa versão inclusiva, cita diferentes formas de amor ” – comenta a autora Laura Rissin.

“Sem pretensão alguma e com forte influência do teatro “besteirol” carioca, procuramos o humor no trágico. E, descobrimos que esta mistura funciona,” complementa o diretor Adriano Coelho.

Sinopse:O oráculo de Delphos prevê que Édipo será o assassino do próprio pai. A fim de evitar a profecia, ele foge do Corinto, e vai para Tebas, cidade governada pelo rei Laio e pela rainha Jocasta. Mas a cidade é dominada por uma terrível esfinge e, num ato heroico, Édipo derrota o monstro e liberta a cidade. Os tebanos passam a adorá-lo, inclusive Laio e Jocasta, despertando a ira dos Deuses. Tebas é então castigada. Em busca da cura para a cidade, os reis descobrem que são os pais de Édipo. Tocados pela descoberta, Laio, Jocasta e Édipo traçam um rumo diferente da tragédia de Sófocles.

Serviço:
“Édipo e o Rei, um acidente mitológico”
Temporada: 24 de março a 09 de abril
Local: Teatro Ipanema (R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro)
Horário: Sábado, às 21h, domingo e 2ª às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Capacidade: 222 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -