- Publicidade -

Polêmica das fake news é analisada no Mídia em Foco

Publicado em:

O Mídia em Foco discute o uso político das fake news nesta segunda (2), às 22h45, na TV Brasil. O programa mostra que a disseminação de notícias falsas existe desde a antiguidade, cresce após a surgimento da imprensa e amplia o alcance com o advento da internet e a popularização das mídias sociais.

Para debater a polêmica, a atração jornalística apresentada por Paula Abritta recebe a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila; o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto; e o professor de Políticas Públicas da USP, Pablo Ortellado.

Disseminar informações enganosas sob o disfarce de algo verdadeiro. O termo fake news, notícia falsa em inglês, se popularizou em dois mil e dezesseis a partir da disputa presidencial norte-americana entre Donald Trump e Hillary Clinton.

Segundo a jornalista Cristina Tardáguila, o impacto de uma notícia falsa varia. “Ele pode variar desde uma simples risada, você recebe e ri porque é algo tão absurdo, até uma morte, como a da Fabiane de Jesus no Guarujá”, comenta ao recordar o linchamento de uma mulher confundida com uma suposta criminosa na periferia do Guarujá, no litoral de São Paulo, em maio de 2014.

Considerada a primeira empresa jornalística especializada na checagem de fatos do país, a Agência Lupa verifica de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam no Brasil. A jornalista Cristina Tardáguila é uma das fundadoras do projeto e dirige o negócio.

Para o também jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, a lógica em escala das mentiras propagadas ajuda a conferir credibilidade às informações falsas. “Há gradações, e quanto mais gradações houver, mais competente é a fake news pra tentar subverter e entrar na população”, afirma.

Pablo Ortellado, professor de Políticas Públicas da USP, alerta para o risco de notícias enganosas se multiplicarem rapidamente. “A gente tem um conjunto de técnicas de desinformação que são utilizadas para fazer manchetes fortes, que fazem com que uma determinada notícia viralize”, explica.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -