- Publicidade -

“Tom na Fazenda” faz uma curta temporada no Teatro Cesgranrio

Publicado em:

Uma das peças mais aplaudidas e premiadas de 2017, “Tom na Fazenda” faz uma curta temporada no Teatro Cesgranrio, entre 3 de março e 1º de abril. Idealizado pelo ator e produtor Armando Babaioff, que também assina a tradução, a montagem tem apresentações aos sábados e domingos, às 20h. Dirigida por Rodrigo Portella, a peça traz no elenco Camila Nhary, Gustavo Vaz e Kelzy Ecard, além do próprio Babaioff. Após a apresentação do dia 10 de março, será entregue o 6º Prêmio Botequim Cultural (a peça foi premiada em sete categorias, incluindo melhor espetáculo e direção).

A peça é baseada na obra Tom à la Farme, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Arrebatado pela obra, o ator começou a traduzir a peça, que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a impotência, a violência e o fracasso.

Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Kelzy Ecard) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Vaz, que nas duas últimas semanas será substituído por Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

“Somos felizardos em poder contar essa história e gratos à trajetória que a peça está realizando sem qualquer recurso vindo de leis de incentivo. Estreamos em março de 2017 no Oi Futuro, com patrocínio da Oi, mas findada a temporada, ficamos sem apoio. A nossa grata surpresa foram as temporadas nos teatros o Teatro SESI Centro e Teatro Dulcina, salas com mais de 300 lugares que, para nosso espanto, ficaram lotadas. Tivemos fôlego ainda para uma temporada no Poeirinha, com ingressos esgotados”, comemora Babaioff. “Manter o espetáculo em cartaz enquanto tiver público para nos assistir se tornou uma regra. Temos que resistir neste tempo em que a cultura é atacada de uma forma muito covarde e cruel”, completa.

A peça conta uma história bastante comum entre jovens de várias gerações, mesmo de culturas diferentes. No Canadá, no Brasil, no Oriente Médio, no Japão ou na África do Sul, homens e mulheres jovens aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia.

“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós”, acredita o diretor.

SERVIÇO
TOM NA FAZENDA
Temporada: de 03/03 a 01/04– sábado e domingo, às 20h.
Local: Teatro Cesgranrio – Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido (próximo ao Túnel Rebouças).
 Gênero: Drama.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Horário da bilheteria: de terça domingo, das 14h30 às 19h. ou www.ingressorapido.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -