- Publicidade -

Akira: uma obra-prima de animação japonesa

Publicado em:

Por Tarsso Sá Freire

“No dia 6 de dezembro de 1982, às 14H17, houve um lançamento de um novo modelo de bomba na região de Kanto, sudeste do Japão. Nove horas depois, a Terceira Guerra Mundial foi oficialmente declarada…”

Estas foram as primeiras palavras do mangá e do filme de animação, Akira, escrito e dirigido, respectivamente, pelo excepcional Katsuhiro Otomo. A obra se tornou um marco de animação e futuros distópicos englobando assuntos como gangues de moto, poderes psíquicos sobrenaturais, e corrupção do governo.

A primeira coisa a se dizer sobre Akira é sua arte! Otomo não poupou esforços na animação, que foi feita completamente a mão, e isso deve destacado pelo cenário que não dispensa detalhes da cidade de Nova Tóquio. Cada linha, cada janela, cada pedaço de lixo na rua foi feito manualmente. Não só a arte, mas animação é de grande qualidade. Tendo corridas de moto que conseguem transmitir a sensação de velocidade como perfeição.

A trama do longa se inicia quando o jovem Tetsuo bate sua moto em uma criança. Entretanto, esta criança é muito incomum, possui uma aparência de um idoso, e uma tatuagem com o número 26 na mão. Mesmo a moto tendo explodido, o estranho infante não sofreu um arranhão, enquanto o motoqueiro ficou muito ferido. Logo após dos companheiros de Tetsuo chegarem ao local para socorre-lo, um grande grupo de militares surge também. Levando o membro da gangue ferido e a criança estranha.

O líder da gangue, Kaneda, começa uma busca para salvar o parceiro dos militares, enquanto este descobre que possui um poder imensurável. Conforme suas jornadas se desenvolvem, os dois rapazes descobrem o nome Akira. O mesmo nome que fanáticos religiosos gritam nas ruas, o nome que Tetsuo ouvem dentro de sua mente, e que Kaneda descobre com a organização rebelde que se alia. Todo o desenvolvimento do filme leva o espectador para uma única pergunta: Quem é Akira? O nome Akira vem do japonês, significando O Iluminado ou talentoso. E a conclusão deste filme é digna de tal título. É unânime dizer que Akira é uma obra-prima.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -