- Publicidade -

Arthur Chaves, Estela Sokol, Luiza Baldan, Nuno Ramos e Rochelle Costi na Galeria Anita Schwartz

Publicado em:

Para iniciar a comemoração dos dez anos de seu espaço na Gávea, a galeria Anita Schwartz convidou cinco artistas da galeria – Arthur Chaves, Estela Sokol, Luiza Baldan, Nuno Ramos e Rochelle Costi – e pediu para que cada um deles convidasse um colega de profissão, somando dez nomes da arte contemporânea. Assim, foram chamados, respectivamente, os artistas Cadu, Marcelo Cipis, Lenora de Barros, Eduardo Climachauska e Fernando Limberger. Com seu prédio de três andares construído especialmente para ser uma galeria de arte, em que se destaca o grande salão térreo com pé direito de mais de sete metros, e o contêiner no terraço, a galeria inaugurou em 2008 um novo patamar no circuito da arte, trazendo ainda o conceito pioneiro de deixar o artista usar seu espaço como um laboratório, em exposições de cunho institucional.

Depois de um ano e meio de obras, o novo espaço da galeria Anita Schwartz na Gávea foi inaugurado em 2008, o p´redio causou frisson no meio da arte do país, pelo ineditismo da construção – um prédio de três andares, com uma arquitetura generosa dedicada à arte contemporânea. Pela primeira vez se construía uma galeria com essas dimensões – um total de quase 800 metros quadrados – em que se destacava o “cubão branco”, o salão térreo, com mais de sete metros de pé direito e perto de 200 metros quadrados.

O projeto do arquiteto Cadas Abranches, que comentou, em seu recente livro lançado na galeria. “Gostei muito de fazer, pela simplicidade da arquitetura”, escreveu. Com fachada de ardósia cinza fatiada, o prédio parece flutuar em um espelho d’água, e a ponte de acesso ao prédio é de vidro. A reserva técnica, no segundo andar, tem uma grande janela voltada para o salão principal, para facilitar o manejo das obras de arte em exposição. O terceiro andar possui um terraço com um deque de madeira, com vista para o Corcovado, onde está um contêiner, com capacidade para vinte pessoas, usado pelos artistas para exibição de vídeos ou instalações.

Serviço:
Exposição “5 + 5”
Visitação: 05 de abril a 06 de junho de 2018
Local: Anita Schwartz Galeria de Arte (Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea)
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -