- Publicidade -

IMS Rio exibe documentário Em nome da América, seguido de debate

Publicado em:

Na próxima quinta-feira (5/4), o documentário Em nome da América estreia nos cinemas do país. Nesse mesmo dia, às 19h, o IMS Rio promove uma sessão do filme seguida de um debate. Participam da conversa o diretor do documentário, Fernando Weller, e a pesquisadora Cecília Azevedo, autora de livro sobre a atuação do Peace Corps no Brasil, tema abordado no filme.

Os valores da sessão seguida de debate são R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia). Os ingressos para as sessões são vendidos na bilheteria do IMS e no site ingresso.com. A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia.

Em nome da América trata da controversa presença de centenas de jovens norte-americanos no Nordeste brasileiro na década 1960, participantes do programa de voluntariado Peace Corps (Corpos da Paz). Por meio de testemunhos, vasto material de arquivo e documentação histórica, o filme revela o projeto como uma política internacional que visava a minar a influência comunista no Nordeste do Brasil, representada pelas Ligas Camponesas de Francisco Julião.

São expostas as contradições entre a política exterior inaugurada pelo presidente John F. Kennedy e as motivações dos voluntários, que se viram atônitos diante das mazelas de uma região marcada pela fome e pela violência. O golpe militar de 1964 no Brasil, a Guerra do Vietnã e a infiltração da CIA na América Latina completam o cenário, descortinando o temor das elites e dos governos de que o Nordeste brasileiro virasse uma “nova Cuba”.

O filme venceu o Prêmio Petrobrás de melhor documentário de longa-metragem na 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -