- Publicidade -

ORQUESTRA OURO PRETO E ALCEU VALENÇA SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO

Publicado em:

A Orquestra Ouro Preto, que está celebrando 18 anos, e o cantor Alceu Valença estão de malas prontas para o Rio de Janeiro. No próximo mês, a formação orquestral mineira, com regência do maestro Rodrigo Toffolo, e o cantor pernambucano fazem duas apresentações do concerto “Valencianas” no Estado. O primeiro concerto será no dia 20 de maio, domingo, às 19h, na Praça do Suspiro em Nova Friburgo. Com entrada franca, a apresentação marca as comemorações dos 200 anos da cidade. A segunda apresentação será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na quarta-feira, 23 de maio, às 20h30, com patrocínio da SulAmérica. As vendas de ingressos para o concerto no Municipal do Rio começam nos próximos dias.

Gravado em CD e DVD, Valencianas apresenta um recorte na biografia musical de Alceu Valença, que em 2012, ao completar 40 anos de carreira, teve, pela primeira vez, suas canções adaptadas para a música de concerto pela Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo. Em 2015, o espetáculo foi consagrado com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Com participação do cantor e compositor, Valencianas tem arranjos assinados pelo violinista da Orquestra, Mateus Freire, paraibano, que teve o cuidado de preservar e não descaracterizar a essência da obra de Alceu, com seu compromisso permanente com a cultura popular nordestina. O espetáculo começou a ser preparado em 2010, quando o maestro e o compositor foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo em comum, depois produtor do espetáculo, Paulo Rogério Lage, que há tempos planejava proporcionar contornos orquestrais ao cancioneiro de Alceu.

Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, Valencianas procura demonstrar a universalidade artística de Alceu e a diversidade de sua obra. “O desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu, inclusive, para a ideia de música popular brasileira que temos hoje”, afirma Rodrigo Toffolo.

E Alceu Valença celebra o encontro com a Orquestra. “Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”, celebra o homenageado.

SERVIÇO
Valencianas – Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença em Nova Friburgo
Data: 20 de maio, domingo
Horário: 19:30h
Local: Praça do Suspiro (Rua Francisco Mieli, 94, Centro – Nova Friburgo/RJ)
Ingressos: Entrada Franca

Data: 23 de maio, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Theatro Municipal (Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Ingressos: A venda de ingressos terá início nos próximos dias

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -