- Publicidade -

Série documental “Índio Presente” estreia na TV Brasil

Publicado em:

Para refletir sobre o Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, 19 de abril, a TV Brasil estreia a produção documental Índio Presente, às 5h30. A série independente visita dezenas de povos indígenas em diferentes estados para desconstruir os principais estereótipos sobre esses grupos no país.

Produzida pela Amazon Picture, a atração mostra que muita gente ainda vê os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. A partir dessa concepção, em 13 episódios de 26 minutos, a série enfatiza a identidade das nações indígenas ao evidenciar a imensa diversidade cultural e linguística invisibilizada. O programa vai ao ar de terça a sexta-feira, às 5h30.

Da escola aos meios de comunicação de massa, o índio é visto sob um olhar exótico que, tomando sua cultura como extinta ou estática, o coloca em oposição e distanciamento extremo em relação ao mundo moderno. A produção inédita na TV Brasil destaca como a sociedade foi ensinada a pensar o indígena como um ser do passado ou antiquado.

Índio Presente apresenta as tribos em diálogo constante com o mundo contemporâneo. Nesse cenário de incertezas, revela culturas que não só incorporam a modernidade, mas também a indigenizam.

Partindo dos estereótipos reproduzidos até hoje sobre as sociedades indígenas, a série acompanha o cotidiano de dezenas de povos em aldeias de várias regiões do Brasil. A produção mescla a visibilidade dessa rotina com entrevistas. Participam especialistas como os escritores Ailton Krenak e Daniel Munduruku, a jurista Deborah Duprat, o antropólogo Beto Ricardo o professor José Ribamar Bessa Freire, entre outros.

A série independente aborda vários temas caros às nações indígenas e esclarece aspectos da identidade desses povos ao desmistificar clichês e chavões relacionados à realidades dos índios que se proliferam no senso comum.

A produção desmistifica espereótipos como “os índios são preguiçosos”, “estão acabando e perdendo sua cultura”, “são incapazes e precisam ser tutelados”, “tem muita terra para pouco índio” e “a sociedade indígena é atrasada”.

Edição de estreia: “Os índios estão acabando”
O primeiro dos treze episódios da série “Índio Presente” destaca que há décadas a população indígena brasileira está crescendo e reafirmando suas identidades específicas. Apesar disso, persiste a ideia de que “os índios estão acabando”. Ou os índios não existem mais porque foram dizimados pelas epidemias e violência do contato, ou estariam fadados a desaparecer, sendo incorporados pela sociedade moderna.

As instituições de ensino são uma das maiores responsáveis pela propagação desses estereótipos. Mas nem todos os colégios promovem rótulos assim. No Rio de Janeiro, as crianças da Escola Ogá Mitá tentam aprender um pouco mais sobre o povo Myky, de Mato Grosso, e mandam um recado para as crianças indígenas da escola Xiñui Myky, na Aldeia Japuíra.

Quando contatados nos anos 1970, os Myky contavam com apenas 23 integrantes. Hoje com uma população crescente que conta com mais de 130 membros, eles lutam pela garantia do seu território tradicional.

Serviço:
Índio Presente – terça a sexta-feira, às 5h30, na TV Brasil

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -