- Publicidade -

Cine Ricamar de volta à Sala Municipal Baden Powell

Publicado em:

A partir deste mês, às segundas-feiras, a Casa da Bossa passa a ter uma programação regular de cinema, resgatando o Cine Ricamar e a história, tradição e atividade cultural que originaram a atual Sala Municipal Baden Powell.

O Cine Ricamar foi inaugurado em 1º de setembro de 1958, com a exibição do filme “Chorei por Você” (“The Joker Is Wild”, de Charles Vidor), estrelado por Frank Sinatra. Era um dos 19 cinemas de rua que Copacabana chegou a ter no século passado, ao lado de salas como Rian, Cine Flórida, Bruni Copacabana, Art Palácio, Caruso, Cinema 1, Metro Copacabana, Riviera, Condor, Ritz e Alaska, entre outras. Uma das mais tradicionais salas do bairro resistiu bravamente (ao lado do Roxy e Cine Joia) à especulação imobiliária que, ao forçar o fechamento dos demais cinemas, privou o público carioca deste importante ponto de referência de cultura e lazer. O Ricamar foi fechado em 8 de setembro de 1994. A partir do ano 2000, de volta à ativa, o espaço passou a se chamar Sala Baden Powell e a oferecer ao público uma programação com ênfase na música.

Neste início de 2018, a Sala Baden Powell tornou-se o principal espaço de shows, musicais e espetáculos de teatro e de dança da recém-inaugurada Casa da Bossa, dedicada à memória e difusão da Bossa Nova, além de toda a riqueza e multiplicidade da música brasileira e das demais linguagens e manifestações culturais do país. Neste contexto, volta a incorporar a tradição cinematográfica da Sala, em uma homenagem ao histórico Ricamar.

A programação inclui a exibição de filmes em todos os formatos (curtas, médias e longas-metragens), em mostras temáticas, retrospectivas e atividades cineclubistas, acompanhadas por debates, performances e apresentações musicais. As sessões do Cineclube Ricamar acontecem às segundas-feiras, em vários horários.

Em foco, a diversidade do cinema brasileiro, com destaque para a produção audiovisual do Rio de Janeiro, além de sessões dedicadas a filmes latino-americanos e aos clássicos e grandes títulos da cinematografia mundial.

Nesta segunda-feira, uma homenagem ao cineasta Silvio Tendler

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -