- Publicidade -

Festival Varilux de Cinema Francês Traz Mostra de Realidade Virtual a Três Capitais

Publicado em:

Após grande sucesso na edição passada, o Festival Varilux de Cinema Francês apresentará pela segunda vez a Mostra de Realidade Virtual, uma seleção com os melhores filmes franceses com esta tecnologia, desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França. Com curadoria do cineasta e especialista francês Fouzi Louahem, a mostra de 2018 contará com 11 filmes e teve sua presença ampliada para três capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. As três cidades também vão receber masterclasses ministradas por Louahem.

As produções exploram o potencial da realidade virtual em diversos gêneros como ação, ficção, animação e documentário. A seleção conta com produções premiadas e selecionadas para grandes festivais internacionais, como o curta em VR “Héritage”, de Benjamin Nuel, premiado no festival “Bourse Orange / Formats Innovants”, que apoia produções transmídia, e selecionado para o World VR Forum (Suíça) e o Festival do Cinema Novo de Montreal. Já o curta “Proxima”, de Mathieu Pradat, foi escolhido, entre outros, para a competição de realidade virtual da Bienal de Veneza e para a Bienal da Imagem em Movimento de Frankfurt.

Os filmes da programação de realidade virtual estarão em exibição durante o período do Festival Varilux. Em Salvador as sessões serão na Aliança Francesa da Barra, de 5/6 a 10/6, e no Espaço de Cinema Itaú Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, de 10/6 a 17/6 ; em São Paulo, na Aliança Francesa do Centro, de 6/6 a 16/6, e no Cineart Petrobras, no Conjunto Nacional, de 8/6 a 17/6; e no Rio de Janeiro as exibições serão no Cine Odeon Net Claro, na Cinelândia, de 8/6 a 17/6 e na Aliança Francesa de Botafogo, de 7/6 a 16/6.

Fouzi Louahem estará no Brasil para coordenar as exibições e ministrar masterclasses em cada uma das cidades. Louahem abordará os aspectos artísticos, técnicos e econômicos dessa nova linguagem audiovisual, com o objetivo de propor ao público uma introdução às diversas dimensões da realidade virtual. As aulas do especialista francês serão ministradas nas Alianças Francesas de cada cidade, nos dias 5 (Salvador), 7 (São Paulo) e 8 de junho (Rio de Janeiro).

Roteirista e diretor de experiências em vídeo 360° e diretor artístico da revista de cinema “Bande à Part”, Louahem se envolveu durante os últimos anos em variados projetos de Realidade Virtual, entre eles, a série documentário “Jours de tournage” e a ficção “La vie à venir”.

Serviço:
Mostra de Realidade Virtual (Festival Varilux de Cinema Francês 2018)
Entrada gratuita por ordem de chegada

Salvador
Local: Aliança Francesa – Av 7 de Setembro, 401- Ladeira da Barra
Data: 5 a 10/6
Horário : 12 h às 20 h
Local: Sala Glauber Rocha – Praça Castro Alves – Centro
Data: 10 a 17/6
Horário: 14h às 20h

São Paulo
Local: Aliança Francesa – Rua General jardim, 182 – Centro
Data: 6 a 16/6
Horário: 12h às 20h
Local: Cine Arte – Conjunto nacional – Av Paulista, 2073
Data: 8 a 17/6
Horário: 14h às 20 h

Rio de Janeiro
Local: Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo
Data: 7 a 16/6
Horário: 18h às 21h (dias de semana); 9h às 12 h ( sábados)
Local: Cine Odeon – Cinelândia – Foyer no 2º andar
Data: 8 a 17/6
Horário: 13h30min às 20h30min

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -