- Publicidade -

Obras nada convencionais de artistas-inventores são expostas no Oi Futuro

Publicado em:

Traquitanas, invenções, improvisos, subversão das funções dos objetos. Obras nada convencionais de artistas-inventores são a tônica da exposição “Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano”, em cartaz de 4 de junho a 5 de agosto no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Fred Paulino, designer e idealizador do conceito de Gambiologia (“ciência da gambiarra”), Maquinações reflete sobre a criação e operação de máquinas por artistas que são também inventores de engenhocas e atuam na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e vida. São criadores que transformam seus ateliês em oficinas, suas oficinas em laboratórios, seus laboratórios em extensão da vida.

Na mostra, 13 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização em vez do consumo e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas.

Os nomes vão dos veteranos suíços Peter Fischli e David Weiss, passando pela mexicana Azucena Losana e pelo francês Zaven Paré, até os consagrados Guto Lacaz e Abraham Palatnik, ao lado dos artistas brasileiros Paulo Nenflídio, Lina Lopes, Giovanna Casimiro, Milton Marques, Daniel Hertel, Sara Lana, Leandro Lima, Gisella Mota e Ganso.

Duas performances marcarão a abertura da exposição, para convidados: Luvina, por Azucena Losana, em que a artista-cineasta manipula e projeta filmes de cinema ao vivo, e Corpo Utópico, do controverso cineasta Neville D’Almeida, em parceria com sua filha Sophia S.A. e com a artista mineira Juliana Porfírio.

Serão ainda realizadas oficinas abertas ao público: a primeira com as artistas Lina Lopes e Giovanna Casimiro, que construirão a obra Balanços InterAfectivos em um processo colaborativo com os integrantes da oficina, na semana anterior à inauguração da exposição. A segunda, com Azucena Losana terá a construção de projetores “precários” de slides utilizando caixas de papelão e lentes de baixo custo. Ambas acontecerão em um novo espaço anexo ao Oi Futuro Flamengo, o recém-inaugurado Lab Sônica.

“Teremos a ousadia de fazer uma exposição de arte e tecnologia que não conta com nenhum computador na galeria”, avisa Fred Paulino. “Independente da mídia utilizada, me interessa uma arte que seja sensível, esteticamente propositiva e, mesmo assim, suscite questões políticas, tecnológicas e sociais”, arremata.

 Serviço
Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano
Local: Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Nível 5 – Flamengo – Rio de Janeiro)
De 4 de junho (abertura para convidados) a 5 de agosto
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada Gratuita
Livre
Agendamento de visitas para escolas e grupos: programaeducativo.oifuturo@gmail.com
Informações e inscrições para as oficinas: bit.ly/maquinacoesRJ

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -