- Publicidade -

Thiago Gadelha expõe no Retrato Espaço Cultural

Publicado em:

As correntes de pinceladas com tinta acrílica e carvão são os elementos protagonistas das 14 obras que o artista plástico e roteirista cearense Thiago Gadelha apresenta em sua terceira exposição individual, DO CHÃO NÃO PASSA, de 19 de maio a 23 de junho, na Galeria Escombros do Retrato Espaço Cultural, na subida da Glória para Santa Teresa, Rio de Janeiro.

“O nome DO CHÃO NÃO PASSA me remete à coragem de agir fora da nossa zona de conforto. Dei esse título porque, nessa exibição, trabalho com outro plano expositor para as minhas pinturas. Na seleção, as obras que não foram escolhidas como pintura encontraram outra forma de se incluir na exposição”, situa ele.

Marcas do trabalho que vem desenvolvendo há quase uma década, o artista de 31 anos continua evoluindo na criação desses traçados, encontrando diversos padrões de tramas.

“Tenho obsessão pelos tracinhos desde os cadernos escolares”, conta o artista, que marca janeiro de 2009 como o início de sua experiência artística. Foi quando recebeu o convite do colecionador de arte Richard Barrie, um dos fundadores da Fabergé, para fazer uma residência artística em Sarasota, na Flórida, nos Estados Unidos, que o universo da pintura se abriu.

Nas paredes de Barrie há oito (dos 32 produzidos na ocasião) quadros de Thiago. Para o espanto do jovem artista, eles ficam expostos ao lado de obras de Salvador Dali, Marc Chagall e Joan Miró, por exemplo. Richard é um fã declarado: “Enquanto esteve aqui, Thiago criou várias obras lindas, muitas das quais temos orgulho de possuir em nosso acervo. Thiago é um talento de nível internacional. Somos entusiastas do trabalho dele e queremos realizar uma exposição individual dele numa galeria daqui para introduzi-lo nos Estados Unidos”.

Thiago preferiu não seguir uma escola. “Nunca tive aula de pintura ou escolarização nas artes plásticas. Antes, eram desenhos de canetinha mesmo. E fazia muito storyboards dos meus filmes de faculdade. Depois, criei coragem de fazer as minhas investigações por conta própria”, comenta o artista, que se recorda de uma infância com os dragões do conterrâneo Chico da Silva expostas nas paredes de sua casa e acredita que essas pinturas são a raiz do caminho que ele seguiu.

Intuitivamente, ele junta tinta, carvão e sai em busca de padrões de tramas que se entrelaçam, convivem e se completam. Nos últimos tempos, ele foi além do bidimensional e começou a esculpir algumas dessas pinturas: sem alterar os seus conteúdos, ele passou a transformar a forma das telas. Tridimensionais, se acomodam no chão.

As esculturas, que ele torna agora públicas pela primeira vez, nomearam a mostra. Produzidas com a mesma técnica, as sete telas e sete pinturas esculpidas de DO CHÃO NÃO PASSA dialogam sobre a possibilidade de transformação e faz com que o público reflita sobre o limite da mudança. “A exposição é também uma porta aberta para a reflexão sobre seleção, criação de rótulos e a chance de mutação”, aponta o jovem que, em paralelo, é roteirista e faz parte da equipe de criação do programa “Tá No Ar”, na Rede Globo.

“O Retrato Espaço Cultural, um lugar que nasceu para ser ocupado por cultura e arte, tem o prazer de apresentar a nova mostra do talentoso artista plástico Thiago Gadelha”, finaliza a premiada fotógrafa Nana Moraes, diretora e curadora da casa.

SERVIÇO
DO CHÃO NÃO PASSA, mostra individual de Thiago Gadelha
Temporada: De 20 de maio a 23 de junho, de terça a sábado, das 11h às 18h.
Local Retrato Espaço Cultural (Galeria Escombros – Rua Santa Cristina, 6 – Santa Teresa)
Gratuito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -