- Publicidade -

Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema selecionou 13 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem

Publicado em:

A 28ª edição do Cine Ceará bateu alguns recordes, um deles foi o número de curtas cearenses inscritos. Foram 116 produções, 19 a mais do que em 2017. Desse total, dois foram selecionados para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e pelo segundo ano consecutivo ficou a cargo da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) a seleção para a Mostra Olhar do Ceará, escolhendo 24 curtas dentre os mais de 100 inscritos. “Optamos por fazer um recorte de curtas cearenses, que convocam diferentes formas de pensar e fazer cinema”, revela a comissão de curadoria da Aceccine, composta por Beatriz Saldanha, Camila Vieira, Diego Benevides, Raphael PH Santos e Thiago César.

Para a Competitiva Brasileira foram selecionados curtas-metragens de seis estados, dos quais quatro do Rio de Janeiro, três de São Paulo, dois do Ceará e de Pernambuco e um de Goiás e de Minas Gerais. O drama vai marcar esta mostra, com o gênero presente em sete dos 13 concorrentes. Dentre eles, destaque para o pernambucano “Nova Iorque”, de Leo Tabosa, com Hermila Guedes, e para os cearenses “A canção de Alice”, de Bárbara Cariry, e “Capitais”, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. Além de Drama, a mostra também contará com Animação, Fantasia, Aventura, Documentário e Suspense. Os selecionados disputam o troféu Mucuripe nas categorias Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica. A curadoria foi composta pelo cineasta e professor Telmo Carvalho e a produtora Mariana Medina.

Selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de curta-metragem:
Eu sou o Super-Homem. Dir. Rodrigo Batista. Aventura. 19 min. 2017. São Paulo
A Ponte. Dir. Rafael Câmara. Drama. 15 min. 2017. São Paulo.
Nomes que importam. Dir. Angela Donini e Muriel Alves. Documentário. 15 min. 2018. Rio de Janeiro.
O vestido de Myriam. Dir. Lucas H. Rossi. Drama. 15 min. 2017. Rio de Janeiro.
A menina banda. Dir. Breno César. Fantasia. 24:49 min. 2018. Pernambuco.
Plantae. Dir. Guilherme Gehr. Animação. 10 min. 2017. Rio de janeiro.
A escolha de Isaac. Dir. Sergio GAG. Drama. 24 min. 2018. São Paulo.
Maria Cachoeira. Dir. Pedro Carcereri. Suspense. 11 min. 2017. Minas Gerais.
A canção de Alice. Dir. Bárbara Cariry. Drama. 15 min. 2018. Ceará.
Capitais. Dir. Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. Drama. 11 min. 2018. Ceará.
O Evangelho segundo Tauba e Primal. Dir. Márcia Deretti. Animação. 11 min. 2018. Goiás.
Só por hoje. Dir. Sabrina Garcia. Drama. 19 min. 2017. Rio de Janeiro.
Nova Iorque. Dir. Leo Tabosa. Drama. 24 min. 2017. Pernambuco.

Os filmes da Mostra Olhar do Ceará serão distribuídos em quatro sessões com eixos temáticos: ‘Pertencer a um território’, ‘Compor um Retrato’, ‘Experimentar o artifício’ e ‘Reinventar as identidades’. “Os filmes selecionados constituem um conjunto de gestos criativos, que acabam por dimensionar um panorama do que percebemos no contato com os 116 curtas inscritos”, explica a comissão em texto enviado ao festival na entrega da lista de selecionados.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -