- Publicidade -

“CORTE MATUTA, O MUSICAL”, EXPOSIÇÃO FAZ PARODIA DO PROCESSO ELEITORAL

Publicado em:

Em pleno ano eleitoral, a artista Simone Michelin dá um toque de crítica e ironia à história do Brasil na exposição “Corte Matuta, o musical”, que será inaugurada no dia 9 de junho, às 15h, na Galeria do Lago, no MUSEU DA REPÚBLICA. Sob curadoria de Isabel Sanson Portella, a mostra será composta por uma videoinstalação que apresenta um concurso para escolha de representantes de quadrilhas juninas como metáfora ilustrativa do processo eleitoral.

No trabalho, a artista apresenta uma votação para a escolha da Corte Matuta, Rei Matuto e Rainha Caipira, realizada em Boa Vista (RR), além de animações de maquetes 3D do Palácio do Planalto, águias e cowboys. A trilha sonora foi feita a partir de uma colagem dos comandos originais da quadrilha com fragmentos de músicas brasileiras, abrangendo diferentes períodos históricos.

“Para a pesquisa musical, utilizei o livro ‘Quem foi que inventou o Brasil?’, de Franklin Martins, que reúne mais de mil canções que contam a história da República de 1902 a 2002. Deslocando o contexto original da festa popular, minha intenção é parodiar a estrutura do estado brasileiro”, conta Simone Michelin.

SERVIÇO
“CORTE MATUTA, o musical”
Visitação: 9 de junho a 16 de agosto
Galeria do Lago – Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro)
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 12h e das 13h às 17h; os sábados, domingos e feriados das 11h às 18h
Entrada franca
Classificação: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -