- Publicidade -

Exposição de selos postais com tema de borboletas estreia no Centro Cultural Correios

Publicado em:

Até 15 de julho é possível conferir gratuitamente, no Centro Cultural Correios, os detalhes encantadores de centenas de selos postais, blocos e máximos postais com tema de borboleta, emitidos em todo o mundo. Entre os destaques estão folhas com 2 blocos tridimensionais do Butão e uma folha composta com 20 selos de 1953, de Moçambique.

A exposição já passou por São Paulo e pertence ao filatelista Paulo Pefani Daróz, que iniciou na arte de colecionar selos aos nove anos de idade, por influência do avô, que também era filatelista.

“Sempre gostei de selos coloridos, vistosos. E nada mais belo dos que as inúmeras variedades de borboletas, todas muito interessantes, mostrando muitos detalhes de cada espécie. O que me atrai nesta coleção é que quase todos os países do mundo tiveram, em algum momento da sua história, alguma emissão no tema borboletas. Por ser bastante colorida, essa coleção atrai a atenção das crianças, que podem se apaixonar pela filatelia e dar continuidade a esta arte”, diz o filatelista Paulo Pefani Daróz.

Os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas são do meio do Eoceno, entre 40-50 milhões de anos atrás. Justamente por existirem em todas as partes do mundo, culturalmente as borboletas são um tema popular nas artes visuais e literárias.

História do Selo Postal e da Filatelia
O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro. Os primeiros selos do mundo têm como figuração a efígie (como a da Rainha Vitória, no Penny Black), o brasão ou a cifra.

O Brasil foi o segundo país do mundo a emitir selos, ao lançar seu primeiro selo em 1843, da famosa série “Olho-de-boi”. Seguiram-se os selos conhecidos como “Inclinados” (1844), “Olhos-de-cabra” (1850) e os “Olhos-de-gato” (1854).

SERVIÇO:
Exposição Filatélica Borboletas.
Local: Centro Cultural Correios.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.
Visitação: terça a domingo, das 12h às 19h.
Entrada franca.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -