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“Joalheria no Brasil” é uma viagem fascinante pela história da arte de fazer joias

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Quem recebe ou compra uma joia brasileira contempla a beleza da peça final, mas dificilmente imagina a história por traz do trabalho de transformar minérios, metais nobres e pedras preciosas do nosso país em pequenas obras de arte. Menos ainda que esta pode ser uma rica e prazerosa viagem de conhecimento. Este é justamente o propósito do livro “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”, que será lançado pela Disal Editora em 09 de julho, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

De autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia, o título traça uma linha do tempo desde o século XIX para explicar todo a evolução, e é direcionado a todos que se interessam pela arte, design, sociedade, história e cultura nacional.

São 288 páginas que falam do mercado, do ofício, da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, revelando como a joalheria está presente não só nos grandes momentos, mas também no dia a dia das pessoas. “Reunir um material que ainda não foi coletado e organizado é como explorar um novo garimpo. É preciso procurar muito e em mais lugares. O maior desafio foi sintetizar tudo de forma a gerar algo conciso, compreensível, útil e agradável”, explica Claudia Dayé.

O conteúdo é muito claro, dividido em cinco grandes capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando joalheiros, marcas e regiões e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, os metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação, que fala do processo artesanal, o surgimento das escolas, o aprimoramento de antigas técnicas e as novas tecnologias, e um espaço dedicado à arte, design e moda completam um conteúdo que fará o leitor reconhecer as diferenças e qualidades dos diversos tipos de joia. Por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.

“O fato de eu não ser da área ajudou muito a filtrar o que seria de interesse ao público em geral, quando artistas e profissionais, mergulhados em seus conhecimentos e rotinas, têm maior dificuldade neste sentido. E para dimensionar a importância de alguns fatos, rever e validar depoimentos e descrições, contei com especialistas e colaborações que, mesmo quando pequenas, tiveram grande valor, ajudando a compor um quadro, uma visão mais ampla”, finaliza Claudia Dayé.

No lançamento, além de autografar o livro, a autora também participará de um bate-papo sobre “joalheria autoral”.

No lançamento, além de autografar o livro, a autora também participará de um bate-papo sobre “joalheria autoral”.

Serviço
Lançamento “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”
Data: 09/07 às 19h
Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 A)

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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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