- Publicidade -

Mostra Sesc de Cinema apresenta filmes vencedores no Rio de Janeiro

Publicado em:

Os filmes vencedores da 2ª Mostra Sesc de Cinema no Rio de Janeiro serão conhecidos no dia 26 de junho, 3ª feira. A pluralidade foi uma marca desta edição, que teve mais de 100 inscritos no estado. Dezessete películas foram selecionadas para compor a Mostra Estadual e agora apenas seis serão indicados para a Mostra Nacional. O público poderá conhecer os curtas indicados para concorrer na Mostra Nacional. A cerimônia de premiação acontece às 19h, no Espaço Cultural Escola Sesc. A entrada é franca.

Na premiação do dia 26, também serão eleitos os destaques de várias categorias especiais como roteiro, direção, elenco, fotografia, montagem e direção de arte, que receberão uma certificação. O resultado nacional da 2ª Mostra Sesc de Cinema (2017/2018) será divulgado no segundo semestre de 2018.

Lançada ano passado, a Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo promover a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. Profissionais do Sesc e especialistas das áreas de cultura e cinema formam a curadoria, que avalia curtas e longas-metragens de produtores nacionais, permitindo a divulgação dos trabalhos e aproximando ainda mais artistas e público.

O projeto tem âmbito nacional e acontece em duas etapas. A primeira define os melhores filmes de cada estado. Na segunda, os filmes são selecionados por região e os vencedores compõem a Mostra Nacional, que prevê o contrato de licenciamento de dois anos para exibição em todo o país. “Com a Mostra, o Sesc cumpre uma importante missão na área cultural, que é democratizar o acesso ao cinema, além de permitir que artistas e cineastas de todo o Brasil possam mostrar seus trabalhos”, destaca Wagner Bettero, Coordenação Geral de Cultura da Escola Sesc.

Pluralidade na Mostra
Entre os realizadores que tiveram trabalhos selecionados este ano estão nomes de peso como o cineasta Silvio Tendler, diretor de documentários como Encontro com Milton Santos (2006) e Os Anos JK (1981). Seu último longa-metragem, Dedo na Ferida (2017), abre a programação da 2ª Mostra Sesc de Cinema, no dia 11/06.

A exibição também abre espaço para curtas de jovens diretores: Gabriel Figueira (O Churrasco, no dia 11/06), Thiago Kistenmacker (Ontem, no dia 19/06), Carla Villa-Lobos, do Coletivo Carne e Osso, formado por alunas do curso de Rádio e TV da UFRJ (Mercadoria, no dia 19/06) e Swahili Vidal (Cabelo Bom, no dia 18/06). As obras chegam com novos olhares sobre linguagem cinematográfica e temas polêmicos no atual momento da sociedade brasileira, como transexualidade, prostituição e racismo. Após as sessões, cineastas e elenco participam de um bate-papo com o público.

SERVIÇO
2ª MOSTRA SESC DE CINEMA – ENTRADA FRANCA
26/06 – 19h30 Premiação dos filmes
Espaço Cultural Escola Sesc (Av. Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá, RJ)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -