- Publicidade -

20 Anos: Documentário aborda as transições de Cuba dentro do chamado ‘regime especial’

Publicado em:

Documentário aborda as transições de Cuba dentro do chamado ‘regime especial’ contando a história de três casais formados em 1992. Alice Andrade apresenta Cuba com uma grande originalidade, deixando visível toda a mudança desde o fim da URSS e o país precisou sobreviver sozinho, porém, não só o fato de contar a história através da vida dos casais, mas também por não se colocar contra, nem a favor do estado, o que geralmente acontece quando se fala do país.

Mesmo mostrando alguns momentos políticos, inclusive um tratado feito com os EUA durante a presidência de Barack Obama. Muitas vezes Cuba se torna não só uma parte da história, ou um cenário, mas quase uma grande religião, mesmo com toda a dificuldade que é apresentada dentro do longa documental. Longa este que é baseado em um curta, filmado nos anos 90.

Alice já tinha uma relação sentimental com a ilha desde a primeira filmagem e essa relação fica totalmente visível do início ao fim, com a relação mostrada junto dos personagens e também na delicadeza e emoção em diversas cenas.

A trilha sonora com muitas músicas tradicionais, que reuni em vários momentos o visual com o emocional do longa, é somente um dos pontos em que se apresenta a conexão dos cubanos com seus costumes, mesmo com o casal que hoje em dia reside em Miami e mistura dos costumes.

Mesmo se tratando de um enredo que mostra a evolução desses casais, fica totalmente visível que a ilha parece não andar no tempo e não evoluir. 20 Anos traz consigo uma grande delicadeza em um documentário cheio de momentos históricos, políticos e principalmente a solução de casais para seus problemas dentro de um país tão simples. Mostrando que o importante não é passageiro, mas sim tudo aquilo que fica e necessita de adaptação.

Mariane Barcelos
Mariane Barcelos
Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -