- Publicidade -

“A Grande Obra de arte da pós recessão” estreia no Teatro Serrador

Publicado em:

Até que ponto o ser humano é capaz de se adaptar a situações de extrema miséria e terror, além de extrapolar seus códigos comportamentais, em um ambiente de absoluta devastação social? Essa é a questão central da trama de “A Grande obra de arte da pós recessão”, peça que estreia no dia 6 de julho no Teatro Serrador, no Centro do Rio. Unindo a comédia de costumes ao Grand Guignol, o espetáculo, do grupo “Os PataPhísicos”, fica em cartaz até o dia 28 de julho com sessões de quinta a sábado, às 19h30.

Com texto e direção de Raphael Janeiro, a peça dá sequência à pesquisa do grupo, que inicialmente resultou na elaboração de quatro cenas curtas: “Film Noir” (2010), “Banzai!” (2011), “Sobre Discos e Outras Sutilidades” (2011) e “Isto Não é Uma Guerra” (2013) – esquete extraído de cena da peça homônima. Todas premiadas em diversos festivais do estado do Rio de Janeiro, além de terem participado do circuito SESI Cultural em 2012 e 2013.

 – O contexto no qual se insere a narrativa é de uma “hipotética” e severa recessão nos meios de produção, que limita as possibilidades de obtenção de comida. Os mercados não vendem mais alimentos. As indústrias nada produzem. O cenário é o apartamento do casal Catarina e César, onde trabalha o mordomo Carlos – diz o diretor.

 O  espetáculo é dividido em dois atos, estruturados a partir de estilos teatrais característicos. No primeiro, utiliza-se técnicas dramatúrgicas e cênicas da Comédia de Costumes. Diálogos rápidos, divertidos e uma encenação dinâmica, sobrepõem-se ao ambiente desolador e discrepante que serve como pano de fundo. No segundo, utiliza-se técnicas dramatúrgicas e cênicas do teatro do Grand Guignol. A voracidade com a qual se alimentam do corpo da mulher é exacerbada pelo sangue que extravasa o cadáver, tendo órgãos e membros devorados diante da plateia.

– Fazer uma peça de teatro diante de uma realidade absolutamente contrária, com ausência de incentivo público e desinteresse social, que se mostram no esvaziamento dos teatros e na precariedade das condições de produção, é de alguma forma a busca por manter o que há de humano em nossa sociedade e é com esse pensamento que o grupo “Os PataPHísicos” se interessa em desenvolver o presente projeto – completa Dani Carvalho, integrante do grupo.

SERVIÇO
A Grande Obra de Arte da Pós Recessão
Temporada: de 7 de julho até 28 de julho
De quinta a sábado, às 19h30.
Ingressos: Inteira – R$40,00 e Meia – R$20,00
local: Teatro Serrador (R. Sen. Dantas, 13 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Lotação: 276 lugares
Duração: 75 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -