- Publicidade -

IMS Rio exibe os filmes 11 × 14, de James Benning, e História da noite, de Clemens Klopfenstein

Publicado em:

Neste mês, o IMS Rio expande a sua programação de cinema com a inauguração de um novo evento: a Sessão Mutual Films. Com curadoria de Aaron Cutler e Mariana Shellard, o cineclube acontecerá a cada dois meses no centro cultural. O intuito é criar diálogos entre diferentes filmes exibidos em sessões duplas. A primeira edição será neste sábado (28/7), às 16h. O cinema do IMS Rio projetará, uma após a outra, as novas restaurações digitais dos filmes 11 × 14, do diretor norte-americano James Benning, e História da noite, do suíço Clemens Klopfenstein. Após a sessão dupla, haverá um debate com os curadores.

Durante a exibição, o público poderá verificar as diferenças e semelhanças entre os dois longas-metragens, especialmente como a paisagem aparece em cada um. Lançado em 1977, 11 × 14 é um estudo do meio-oeste americano. O longa, que é considerado um marco do cinema de vanguarda, compõe um mosaico de imagens coloridas do cotidiano do país. Já História da noite, lançado em 1979, registra, em película em preto e branco, cenas noturnas em cerca de 50 cidades europeias.

“Nos dois filmes, observamos paisagens representativas de culturas distintas que também são reflexos das gerações do pós-guerra”, afirmam os curadores. “Em 11 × 14, construções imagéticas plácidas mostram uma realidade pacata e segura nos Estados Unidos. Em História da noite, imagens trêmulas, sem contraste, transmitem uma realidade precária e instável na Europa. Ainda que partindo de pontos de vista pessoais, ambos os cineastas expressam visões recorrentes dos locais retratados.”

Além de expor as diferenças entre as culturas americana e europeia da década de 1970, a sessão dupla evidencia as distintas opções formais adotadas por cada cineasta. “Benning escolheu os lugares e situações de 11 × 14 para que refletissem seus sentimentos de inflexibilidade e resistência da vida americana, que ele absorveu, em grande parte, por meio da cultura pop. Enquanto isso, Klopfenstein, pintor de formação, projeta uma sensibilidade modernista ao expor sensações de transformação e fragmentação da vida em cidades europeias”, pontuam os curadores.

Os dois filmes serão exibidos novamente no dia 31 de julho (terça-feira), às 19h30. Dessa vez, não haverá debate após a exibição.

SERVIÇO
Sessão Mutual Films – Paisagens: James Benning e Clemens Klopfenstein
28 de julho, sábado, às 16h, *Sessão seguida de debate
31 de julho, terça-feira, às 19h30.
Ingressos R$ 8 (inteira) R$ 4 (meia)
Vendas: Os ingressos do cinema são vendidos na bilheteria do centro cultural para sessões do mesmo dia e no site ingresso.com.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
O IMS Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -