- Publicidade -

Ocupação Multifoco Companhia de Teatro leva obras do dramaturgo Matéi Visniec ao Teatro Municipal Ziembinski

Publicado em:

De 04 a 26 de agosto de 2018, a Multifoco Companhia de Teatro ocupa o Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, com o Projeto Matéi Visniec, que leva para o palco dois espetáculos do dramaturgo romeno naturalizado francês: “A palavra progresso na boca da minha mãe soava terrivelmente falsa” e “Crônicas para uma cidade ou um amanhecer abortado”. A programação inclui também oficina teatral gratuita e a exposição fotográfica “Fronteiras que Nos Cercam”, de Diogo Nunes. As sessões de teatro acontecem de quinta-feira a sábado sempre às 20h e domingo às 19h, com ingressos a R$30, e a exposição com entrada franca pode ser visitada a partir das 15h.

Criação mais recente da Cia, que estreou em junho deste ano no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Humaitá), com ótimo retorno do público e da crítica especializada, o drama “A palavra progresso na boca da minha mãe soava terrivelmente falsa” narra a história de uma família que após a guerra retorna à casa antiga – agora queimada e arruinada – para continuar sua vida ou o que resta dela. Esse regresso se desdobra em conflitos sociais e morais, em preconceito, e oportunismo capitalista por parte dos vizinhos empenhados em tirar proveito do infortúnio alheio. O espetáculo conta com o patrocínio e realização do FESTU, um dos principais festivais de fomento à novas produções no Rio de Janeiro.

Em “Crônicas para uma cidade ou um amanhecer abortado”, por meio de uma narrativa em que os atores exploram o jogo teatral, a Cia. expõe a história de quatro exilados de uma sociedade que, aprisionados, se divertem e matam o tempo reproduzindo o mundo lá fora, externando a angústia de nunca mais verem o Sol. A montagem estreou em 2015, no SESC São João de Meriti e cumpriu temporada no ano seguinte na Sede das Cias, no Centro, no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, e no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá.

“Em 2012 quando as obras do dramaturgo Matéi Visniec começaram a ganhar tradução para o português, nos identificamos com a sua escrita pautada em dilemas universais, feita com humor, sarcasmo e escárnio. E também por suas fábulas políticas que fugiam de um teatro panfletário e do hermetismo conceitual. A partir daí iniciamos nossas pesquisas alinhando a dramaturgia do autor à nossa linguagem cênica e criamos o Projeto Matéi Visniec”, conta o diretor Ricardo Rocha, que pretende estrear ainda este ano outra obra do romeno, baseada em notícias reais sobre a crise migratória na Europa: “Migraaaantes ou Tem Gente Demais Nessa Merda de Barco ou O Salão das Cercas e Muros”.

Criada em 2010, a Multifoco Companhia de Teatro em seu processo de pesquisa e desenvolvimento investiga como meio de comunicar os seus pensamentos artísticos, a utilização das múltiplas linguagens cênicas, tais como o circo e a dança contemporânea. Hoje a companhia conta ainda com Camila Zampier, Erick Tuller, Fábio Lacerda, Luan Vieira, Nívea Faso, Palu Felipe e Vinicius Mousinho.

SERVIÇO:
Ocupação Multifoco Companhia de Teatro
Temporada: 04 a 26 de agosto
Local: Teatro Municipal Ziembinski (R. Urbâno Duarte, 30 – Tijuca)
Capacidade: 104 pessoas
Classificação: 18 anos
Duração: 100 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -