- Publicidade -

Passageiro do Futuro celebra sua 21ª edição em 17 anos de trajetória

Publicado em:

Criado com o objetivo de levar o teatro e suas múltiplas oportunidades artísticas e profissionais às comunidades carentes do Rio de Janeiro, o Passageiro do Futuro chega à sua 21ª edição em 17 anos de vida. Nascido em 2001, pelas mãos da atriz e produtora Juliana Teixeira, o projeto tem uma bem-sucedida trajetória que inclui o atendimento a mais de 1.500 jovens e a marca de 60 mil pessoas beneficiadas nas comunidades envolvidas, incluindo a formação de novas plateias, presentes nas mais de 200 apresentações realizadas até hoje. Durante seis meses, jovens entre 15 e 21 anos vão participar de oficinas, palestras, visitas guiadas e outras atividades.

A primeira atividade externa será a visita dos alunos ao Centro Cultural Banco do Brasil, onde vão assistir a três exposições: A História do Banco do Brasil, Museu do Futebol e A Experiência Geométrica Latino Americana. Neste ano, participam do projeto 70 crianças de 15 escolas municipais. Em novembro, este grupo apresentará a montagem de uma peça teatral em diferentes espaços da cidade com entrada gratuita. O projeto Passageiro do Futuro 21ª edição é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas Valid, Libra Terminais Rio, Comatrix e BTG Pactual, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Depois de três anos consecutivos no Caju, o projeto chega a São Cristóvão. Até novembro, serão realizadas oficinas de interpretação, corpo e voz, figurino, sonorização, cenário e caracterização; três visitas guiadas a centros culturais da cidade; três palestras; uma montagem de esquete (com entrada franca e apresentações abertas ao público); dinâmica de grupo; atendimentos individual e familiar e encaminhamentos do serviço social; monitoramento do rendimento escolar, entre outras atividades. A professora Anna Beatriz Wiltgen, responsável pelas aulas de interpretação, vai ler alguns textos com alunos e eles escolherão o que mais gostarem para ser adaptado e apresentado. Em edições passadas, os participantes do Passageiro do Futuro já montaram peças como ‘O Gato de Botas’, ‘O Auto da Compadecida’, `Tribobó City’ e ‘O Mambembe’.

“O projeto beneficia toda a comunidade onde está instalado”, conta Juliana. “Temos uma estreita relação com as famílias e o apoio das escolas; acompanhamos o rendimento escolar dos alunos, fazemos atendimento social individual e encontros com pais e responsáveis”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -