- Publicidade -

Seminário “200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas”

Publicado em:

De 30 de julho a 03 de agosto acontecerá o seminário “200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas”, no Teatro I do CCBB Rio de Janeiro, comemorando bicentenário dos museus no Brasil. Valoroso evento para entender a trajetória dos museus em terras brasileiras, sua importância, o presente e o futuro. O seminário tem curadoria e realização do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas 1h antes na bilheteria.

Hoje, longe de serem apenas lugares onde se guardam objetos velhos, os museus brasileiros, na sua diversidade, são agentes que inter-relacionam múltiplas políticas, estéticas, formas de fazer, saber e conhecer, reveladoras dos diferentes matizes históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais. O seminário tem a premissa de debater o percurso histórico de constituição e consolidação dos museus no Brasil em toda sua diversidade e abrangência, analisando as contribuições trazidas para a cultura brasileira e os desafios e perspectivas neste campo. Foram convidados importantes nomes do segmento no Brasil, que ao longo de cinco dias trarão seu conhecimento e experiência no setor.

“Nesse ano em que celebramos os 200 anos de museus no Brasil, é fundamental para nossas instituições museológicas desenvolver uma reflexão sobre suas histórias e memórias, não só para identificarmos suas contribuições para a cultura do país, mas principalmente para melhor compreender as potencialidades e os desafios que se colocam, no momento presente, para o exercício de seu papel de agentes no processo de construção de uma sociedade solidária”, diz o Presidente do Ibram, Marcelo Araújo.

No Brasil, no dia 6 de junho de 1818, Dom João VI criou o primeiro museu brasileiro chamado de Museu Real, hoje Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), situado na Quinta da Boa Vista, com a ideia de propagar o conhecimento e o estudo das ciências naturais em terras brasileiras. A partir deste marco, houve uma multiplicação dos museus pelo Brasil: 200 anos se passaram e mais de 3.800 instituições museológicas foram concebidas em todo o país – sempre atualizando as formas de interagir, ampliando o diálogo com as comunidades e sintonizados com o desenvolvimento sustentável em todas as frentes.

Serviço
“200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Datas: de 30 de julho a 03 de agosto
Horários: consultar programação
Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes
Lotação: 98 lugares
Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h.
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Realização e curadoria: Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Programação completa: http://www.bb.com.br/portalbb

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -