- Publicidade -

TV Brasil estreia segunda temporada de Recordar é TV com homenagem a Dias Gomes

Publicado em:

Natural da Bahia, Alfredo de Freitas Dias Gomes era um grande contador de histórias que gostava de retratar a vida do povo brasileiro. Com seu talento, o escritor adaptou suas peças para o cinema e para a televisão. Assim, ele se consagrou como um dos maiores autores do país. Entre suas obras mais famosas estão clássicos que marcaram época como “O Pagador de Promessas”, “O Bem Amado” e “Roque Santeiro”.

Homem de teatro, Dias Gomes escrevia utilizando pseudônimos no início da carreira até até 1956, quando ingressou na Rádio Nacional. No período entre 1944 e 1964, o escritor adaptou cerca de 500 peças teatrais para o rádio, atividade que fomentou um apurado conhecimento sobre a literatura universal.

Em 1960, o dramaturgo volta aos palcos com aquele que viria a ser o maior sucesso de sua obra e pelo qual ficou conhecido mundialmente: “O Pagador de Promessas”. Adaptado para o cinema, foi o primeiro filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar e o único a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Na entrevista de 1985 para a TVE do Rio, o dramaturgo analisa a responsabilidade da televisão na cultura brasileira. Sargentelli perguntou a Dias Gomes se “Roque Santeiro” reforçava as produções com temas nacionais. O autor explica que o Brasil quer se reconhecer nas telas.

Os debatedores refletem sobre o período da ditaduta no país e rememoram que a peça orginal “O Berço do Herói” que deu origem à trama foi censura e proibida nos anos 1960 enquanto na década seguinte a novela também sofreu esse revés e só foi liberada com o fim do regime em 1985.

Durante a conversa franca na emissora pública, o cineasta Cacá Diegues comenta que Dias Gomes é pioneiro em seu trabalho na TV. Para o diretor de cinema, o escritor ensinou o brasileiro a amar o Brasil.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, o romancista foi casado com a também autora de novelas Janete Clair. Dias Gomes morreu vítima de um acidente automobilístico em 18 de maio de 1999, em São Paulo.

Serviço:
Recordar é TV – terça-feira (17), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV – sábado (21), às 18h, na TV Brasil.
Recordar é TV – domingo (22), às 23h30, na TV Brasil.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -