- Publicidade -

“A Menina e a Árvore” reestreia no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa

Publicado em:

Após a temporada de estreia em janeiro deste ano no SESC Tijuca, “A Menina e a Árvore” está de volta aos palcos e se apresenta de 05 a 26 de agosto no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. As sessões acontecem somente aos domingos sempre às 11h.

A montagem, com dramaturgia e direção de Matheus Lima, segue a mesma linguagem cênica que consagrou o primeiro espetáculo do grupo, “Hominus Brasilis”(2014), e acontece todo em uma pequena plataforma de madeira retangular com 2 metros de largura por 1 metro de comprimento. A empreitada conta com a parceria do Bando de Palhaços.

Sem cenários, adereços ou qualquer recurso cênico, os atores – Dio Cavalcanti, Helena Marques, Mariana Fausto e Tiago Quites – fazem uso do teatro físico, da pantomima, da palhaçaria e da sonoplastia vocal ao vivo para contar a encantadora história de uma menina que vive em uma fazenda com a mãe, irmão e avô, mas, inquieta, não se contenta em brincar sempre no mesmo lugar e decide um dia ir para além da porteira de sua fazenda em uma aventura pelo inesperado.

Durante sua jornada, impulsionada por sua intuição, pelas pistas que a natureza oferece e pelos familiares que aparecem sempre em seus pensamentos, dando-lhe conselhos e incentivando-a a seguir adiante, a menina encontra uma planta murcha, caída, mas com algo de especial. Daí em diante ela mergulha em um universo desconhecido na tentativa de salvar a pequena grande árvore. No caminho, desbravado com muita coragem, curiosidade e descoberta, passa por montanhas íngremes, riachos, encontra peixes, pássaros e uma floresta soturna cheia de mistérios.

  O figurino, assinado por Camila Nhary, traz para o palco essa atmosfera de cidadezinha do interior, da roça, inspirado na paleta de cores do pôr do sol misturando laranja, vinho e tons de roxo. O visagismo, de Mona Magalhães, arremata essas influências dando um tom ainda mais de fantasia, deixando evidente para o espectador que os quatro personagens fazem parte da mesma família (através de características similares).

“A peça suscita também perguntas e reflexões sobre temas e sentimentos que atravessam todo ser humano. O que esta menina inquieta, inteligente, corajosa e imaginativa encontrará do outro lado do rio, depois dos limites das terras? O que a aguarda nestes caminhos tão perigosos e cheios de armadilhas? Valerá a pena para a menina ter enfrentado tantos obstáculos? O que existe para além do que já é conhecido?”, finaliza Matheus, acrescentando que, embora o grupo não tenha a pretensão de se tornar uma Cia que investiga apenas a linguagem da plataforma, entende que a técnica ainda oferece muitas possibilidades de pesquisa e aprofundamento, sendo que um dos desdobramentos para esta montagem está no fato de agora seguirem por uma história única e linear, diferente do “Hominus Brasilis”, que apresentava cenas curtas da História universal, conhecida por todos.

SERVIÇO
“A Menina e a Árvore”
Temporada: 05 a 26 de agosto
Dia e hora: domingos às 11h
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.)
Valor: R$30(inteira)\R$15(meia)
Capacidade: 86 lugares
Faixa etária: livre
Duração: 45 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -